Nesta quinta-feira (24), a sexta turma do curso de capacitação para condutores de equipamentos autopropelidos participou das aulas teóricas na sede da Secretaria de Trânsito e Mobilidade (Setram).
Neste sábado (26), os alunos vivenciam a parte prática do curso e, no período da tarde, será realizada uma cerimônia oficial de entrega das credenciais na Câmara de Vereadores de Brusque.
O curso gratuito, promovido pela Prefeitura de Brusque por meio da Setram, tem sido um marco nacional. A cidade é a primeira do Brasil a oferecer capacitação completa, teórica e prática, voltada para condutores de equipamentos autopropelidos.
Esta capacitação é composta por 12 horas de aula, sendo oito horas de conteúdo teórico e quatro de prática supervisionada. Entre os temas abordados estão: legislação de trânsito (regras de circulação), direção defensiva e aula prática (noções de segurança e convivência no trânsito).
A parte prática permite ao aluno desenvolver habilidades fundamentais, como equilíbrio, frenagem e manobras seguras nas vias urbanas, tudo com o apoio técnico dos instrutores da Setram e profissionais e auto-escolas parceiras.
Mais de 100 novos condutores credenciados
Na cerimônia deste sábado, mais de 100 alunos, reunindo todos os participantes das seis turmas já formadas desde o início do projeto, receberão oficialmente suas credenciais de condutores de autopropelido.
O evento será realizado no plenário da Câmara de Vereadores e contará com a presença de autoridades municipais, representantes da Setram, familiares e convidados, celebrando o pioneirismo do município na regulamentação e educação voltada a esse novo modal de transporte.
Cada credencial é um documento oficial emitido pela secretaria, conferindo ao cidadão a Autorização para Conduzir Autopropelido (ACA), conforme exige a Lei Municipal nº 4.909/2024, regulamentada pela Resolução nº 996/2023 do Contran e Decreto Municipal nº 10.229/2025.
Com a formação concluída, a Setram, por meio da Guarda de Trânsito de Brusque (GTB), intensificará a fiscalização dos equipamentos autopropelidos nas vias públicas, promovendo mais segurança, ordem e responsabilidade no trânsito de Brusque.
A formação, aliada à fiscalização constante nas ruas, representam um avanço significativo na política pública de micromobilidade do município. “Estamos investindo na educação, na regulamentação e agora na fiscalização”, comentou o secretário de Trânsito e Mobilidade, Emerson Luiz Andrade.
“Com isso, criamos uma base sólida para que o uso desses equipamentos cresça de forma segura, organizada e integrada ao trânsito da cidade”, finalizou.
