7.7 C
Brusque
quinta-feira, julho 31, 2025
InícioNotíciasEducaçãoUNIFEBE sedia capacitação de profissionais para atuação nos Escritórios de Projetos dos...

UNIFEBE sedia capacitação de profissionais para atuação nos Escritórios de Projetos dos Centros de Inovação de Santa Catarina

Data:

Publicidade

spot_img
spot_img

Evento foi realizado em parceria com os Centros de Inovação de Blumenau e Itajaí

Nos dias 21 e 22 de julho, o Centro Regional de Inovação Inova em Brusque sediou a segunda etapa da capacitação de profissionais para atuar nos Escritórios de Projetos dos Centros de Inovação (CI) de Santa Catarina. A programação, que iniciou em junho, em Blumenau, visa qualificar as ações de implantação e consolidação dos Escritórios de Projetos, com foco nas práticas, processos e padrões de excelência em gestão de projetos. A formação, realizada em parceria com os Centros de Inovação de Blumenau e Itajaí, foi conduzida pela formadora Marciele Dallastra Torres, da empresa Dalltor Gestão e Projetos, por meio do Edital nº 39/2024, de Apoio à Implantação de Escritórios de Projetos nos Centros de Inovação da Rede Catarinense de Centros de Inovação, da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina – Fapesc.

A implantação e expansão dos Escritórios de Projetos, explica a gestora do Inova em Brusque, professora Claudia Maria Huber, são incentivadas pelo Governo do Estado, pois são fundamentais para fomentar projetos estratégicos que contribuam para o avanço do conhecimento e da competitividade no estado. Essa ação estratégica dos Escritórios fortalece a ciência, a tecnologia e a inovação (CT&I) no estado, e amplia a capacidade dos CI de identificar desafios, otimizar recursos e desenvolver soluções inovadoras alinhadas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030.

“A atuação dos Escritórios de Projetos potencializa a capacidade dos CI de identificar desafios locais, alocar recursos de forma eficiente e mitigar riscos, gerando soluções tecnológicas e inovadoras voltadas aos grandes temas da atualidade, como sustentabilidade, transformação digital e governança ESG. Além disso, a proposta está alinhada aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030, ampliando o impacto positivo nos âmbitos econômico, social e ambiental tanto em Santa Catarina quanto nos demais estados do Brasil”, salienta a professora.

Para a presidente da FEBE, reitora da UNIFEBE e presidente do Comitê de Implantação do Centro de Inovação em Brusque, professora Rosemari Glatz, ao promover um ambiente de colaboração e conexão entre empreendedores, instituições e governo, a iniciativa contribui diretamente para o fortalecimento da ciência, inovação e tecnologia no estado. “Ao apoiar a estruturação e a execução qualificada de projetos, a ação busca potencializar o papel dos Centros de Inovação como articuladores do ecossistema catarinense, conectando governo, academia, setor produtivo e sociedade civil em prol do desenvolvimento sustentável e da inovação regional”, acrescenta.

A próxima etapa da capacitação será realizada nos dias 21 e 22 de agosto em Itajaí.

Publicidade
WhatsApp chat