Evento foi realizado em parceria com os Centros de Inovação de Blumenau e Itajaí
Nos dias 21 e 22 de julho, o Centro Regional de Inovação Inova em Brusque sediou a segunda etapa da capacitação de profissionais para atuar nos Escritórios de Projetos dos Centros de Inovação (CI) de Santa Catarina. A programação, que iniciou em junho, em Blumenau, visa qualificar as ações de implantação e consolidação dos Escritórios de Projetos, com foco nas práticas, processos e padrões de excelência em gestão de projetos. A formação, realizada em parceria com os Centros de Inovação de Blumenau e Itajaí, foi conduzida pela formadora Marciele Dallastra Torres, da empresa Dalltor Gestão e Projetos, por meio do Edital nº 39/2024, de Apoio à Implantação de Escritórios de Projetos nos Centros de Inovação da Rede Catarinense de Centros de Inovação, da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina – Fapesc.
A implantação e expansão dos Escritórios de Projetos, explica a gestora do Inova em Brusque, professora Claudia Maria Huber, são incentivadas pelo Governo do Estado, pois são fundamentais para fomentar projetos estratégicos que contribuam para o avanço do conhecimento e da competitividade no estado. Essa ação estratégica dos Escritórios fortalece a ciência, a tecnologia e a inovação (CT&I) no estado, e amplia a capacidade dos CI de identificar desafios, otimizar recursos e desenvolver soluções inovadoras alinhadas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030.
“A atuação dos Escritórios de Projetos potencializa a capacidade dos CI de identificar desafios locais, alocar recursos de forma eficiente e mitigar riscos, gerando soluções tecnológicas e inovadoras voltadas aos grandes temas da atualidade, como sustentabilidade, transformação digital e governança ESG. Além disso, a proposta está alinhada aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030, ampliando o impacto positivo nos âmbitos econômico, social e ambiental tanto em Santa Catarina quanto nos demais estados do Brasil”, salienta a professora.
Para a presidente da FEBE, reitora da UNIFEBE e presidente do Comitê de Implantação do Centro de Inovação em Brusque, professora Rosemari Glatz, ao promover um ambiente de colaboração e conexão entre empreendedores, instituições e governo, a iniciativa contribui diretamente para o fortalecimento da ciência, inovação e tecnologia no estado. “Ao apoiar a estruturação e a execução qualificada de projetos, a ação busca potencializar o papel dos Centros de Inovação como articuladores do ecossistema catarinense, conectando governo, academia, setor produtivo e sociedade civil em prol do desenvolvimento sustentável e da inovação regional”, acrescenta.
A próxima etapa da capacitação será realizada nos dias 21 e 22 de agosto em Itajaí.
