O Secretário de Trânsito e Mobilidade, Emerson Andrade, falou ao Jornal da Diplomata na manhã desta terça-feira, 12. Em destaque os preparativos e estudos que envolvem o planejamento para o fechamento do trecho de obras de macrodrenagem da Avenida Primeiro de Maio, que impactará o fluxo de veículos nas regiões adjacentes.
Obras ocorrerão no período da noite, a partir do dia 1º de setembro.
Acompanhe a entrevista.
Saiba mais (texto SECOM – Prefeitura de Brusque)
A partir do próximo dia 1º de setembro, a obra de macrodrenagem na Avenida Primeiro de Maio inicia uma nova fase com impacto direto no trânsito da região. A principal mudança é a adoção do sistema de vala aberta, substituindo o método anterior de escavação subterrânea para a instalação de galerias de drenagem com dimensões de dois metros quadrados.
A intervenção será executada em um trecho de aproximadamente 850 metros, que vai das proximidades da Dokassa Distribuidora até a Sociedade Beneficente. Para minimizar os impactos à mobilidade, a execução será realizada no período da noite, das 20h30 às 4h30.
A interdição ocorrerá sempre cerca de 50 metros por vez, no local onde serão realizadas as escavações. Nestes trechos, durante o dia, será adotado o sistema “Siga e Pare” de orientação de trânsito. Além disso, haverá a adoção de uma preferência deste método, privilegiando os horários de maior fluxo: das 7h às 9h, a preferência é do sentido bairro/Centro, enquanto que das 17h às 19h (ou até o início das obras, às 20h30), a ordem é invertida do Centro para o bairro.
Mitigação de transtornos:
Com as interdições, o trânsito na região da rótula da Figueira, que atualmente recebe o fluxo de cinco ruas distintas, deve se intensificar significativamente. Para aliviar esse ponto crítico, a Secretaria de Trânsito e Mobilidade (Setram) implantará a redução de cinco para três pontos de conflito na rotatória, com o objetivo de melhorar a fluidez e a segurança de motoristas e pedestres:
• A Avenida Getúlio Vargas passará a ter sentido único, com conversão livre para quem vem da rua Azambuja;
• A rua Gustavo Richard passará a operar em mão inglesa, permitindo conversão à esquerda livre para a Getúlio Vargas (Ao lado do posto de combustível);
• Motoristas que vêm da rua Pedro Werner poderão acessar a rua Azambuja pela rua Augusto Maluche, com possibilidade de conversão à esquerda para a rua Gustavo Richard e à direita para a Avenida Dom Joaquim.
As mudanças também trarão melhorias na circulação do transporte coletivo, com uso preferencial da Rua Pedro Werner. “Contamos ainda com a redução no tempo de espera nos semáforos da região da antiga Italianinha”, disse o secretário da Setram, Emerson Luiz Andrade.