24.1 C
Brusque
quarta-feira, agosto 13, 2025
InícioNotíciasCulturaReunião entre poder público e empresários discute construção de teatro em Brusque

Reunião entre poder público e empresários discute construção de teatro em Brusque

Data:

Publicidade

spot_img
spot_img

Espaço deve ter capacidade para 800 lugares e ser multiuso

A Prefeitura de Brusque, empresários e entidades locais e a Fundação Catarinense de Cultura (FCC) realizaram a primeira reunião para discutir a possibilidade de construção de um teatro e centro cultural multiuso no município. O encontro, realizado no gabinete do prefeito André Vechi, contou com a presença da presidente da FCC, Maria Teresinha Debatin, representantes do setor empresarial e especialistas em projetos de equipamentos culturais.

O objetivo é atender a uma demanda antiga da cidade: um espaço público capaz de abrigar diferentes modalidades artísticas, oferecer estrutura adequada para eventos e permitir a instalação e expansão das atividades da Fundação Cultural de Brusque.

De acordo com o diretor-geral da Fundação Cultural de Brusque, Igor Balbinot, o projeto prevê um auditório principal com capacidade para, no mínimo, 800 lugares, além de salas menores para aulas e apresentações. “Um espaço como esse oferecerá à comunidade local e regional um novo olhar para a cultura e o desenvolvimento artístico. Se instituído, será um marco para Brusque e poderá atrair público de toda a região”, afirmou Balbinot.

A presidente da FCC, Maria Teresinha Debatin, ressaltou a união entre poder público e iniciativa privada como elemento essencial para viabilizar o projeto. “Foi um dia de aplaudir. Sentamos à mesa com brusquenses que pensam no presente e no futuro da cidade. Saímos com prazos estipulados para que possamos ter um pré-projeto e clareza sobre os investimentos necessários”, destacou.

O pré-projeto será elaborado gratuitamente por uma empresa de Joinville especializada no desenvolvimento desse tipo de empreendimento. A proposta da Prefeitura é disponibilizar um terreno próximo ao pavilhão da Fenarreco, criando um polo cultural e de entretenimento capaz de receber grandes eventos regionais e nacionais.

Segundo Maria Teresinha, a expectativa é que o espaço não apenas abrigue espetáculos, mas se torne um ponto de encontro para a população. “A cultura é curativa. Um espaço onde a arte possa se apresentar e o público possa aplaudir traz benefícios que vão além do entretenimento”, completou. Com o pré-projeto em mãos, o grupo espera avançar para a fase de captação de recursos e definição do cronograma de execução.

Publicidade
WhatsApp chat