No marco de seus 12 anos de atividades no campo das Artes e das Letras, a Academia de Letras do Brasil de Brusque (ALBB) realiza neste sábado, 16, a cerimônia de posse de duas novas acadêmicas “imortais”, Edinéia Pereira da Silva e Tatiana Bissoni Vhoss. Elas assumirão, respectivamente, as cadeiras de números 15 e 17 da ALBB, que conta atualmente com 16 membros. A solenidade ocorre no clube esportivo Paysandú, às 19h, seguida de jantar festivo para escritores, familiares, amigos, autoridades municipais e demais convidados.

Quem são as novas “imortais” da ALBB
Edinéia Pereira da Silva é graduada em Licenciatura em História pelo Centro Universitário de Brusque (Unifebe) e em Design de Moda pela Faculdade Carlos Drummond de Andrade – Grupo Drummond/SP. É especialista em História Cultural pela FACEL, Mestre em História pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) e Doutora em História pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUCSP). Atua como docente nos cursos de Design de Moda e Arquitetura e Urbanismo e como pró-reitora de Pós-Graduação, Pesquisa, Extensão e Cultura na Unifebe. Tem experiência na área de Educação e História Cultural, trabalhando principalmente os seguintes temas: metodologias de ensino de arte, moda, indumentária, têxtil, identidade, tradição e memória. Indicada à ALBB pelo acadêmico Ricardo Vianna Hoffmann (cadeira no 16), ela assumirá a cadeira de no 15, para a qual escolheu Antonieta de Barros como patronesse.
Tatiana Bissoni Vhoss ocupa a cadeira no 08 da Academia de Letras de Balneário Camboriú (ALBC). Ela é diretora de Comunicação da ALBC, Mestre em Ciência Jurídica na área de Concentração em Fundamentos do Direito Positivo e especialista nas áreas de Literatura, Artes e Filosofia; Direitos Humanos; Direito Processual Civil; Direito do Trabalho; Direito Tributário; Direito Previdenciário; e Direito Empresarial. É advogada licenciada, analista judiciária e diretora de secretaria na Justiça Federal de Santa Catarina, desde 1998 e 2002. É membro do Centro de Inteligência da Justiça Federal de Santa Catarina, cofundadora da Confraria do Livro de Santa Catarina e autora do livro Direito às Promessas da Constituição (Appris Editora, 2019). Indicada à ALBB pelo acadêmico Amilton Fernando Cardoso (cadeira no 13), ela assumirá a cadeira de no 17, para a qual escolheu Raquel de Queiroz como patronesse.

Texto: Assessoria de Imprensa, por Talita Garcia.