Brusque se prepara para receber a 16ª edição do Evento Cultural Polonês, que acontece no próximo fim e semana, nos dias 23 e 24 de agosto. O evento, promovido pela Fundação José Walendowsky, celebra os 156 anos da imigração polonesa no Brasil e destaca a importância histórica e cultural dos imigrantes para o desenvolvimento da cidade, especialmente na indústria têxtil. A iniciativa conta com o apoio do Governo do Estado de Santa Catarina, por meio da Fundação Catarinense de Cultura – FCC, com recursos do Governo Federal e da Política Nacional Aldir Blanc.
Com entrada gratuita, o evento contará com uma intensa programação cultural que inclui danças folclóricas, música típica e gastronomia polonesa. A programação se divide em dois dias:
Sábado, 23 de agosto:
- Horário: Das 19h às 22h
- Local: Instituto Aldo Krieger (Rua Paes Leme, 77, Centro)
- Atração: Apresentação do Coral e Dança do Grupo Folclórico Karolinka, de São Mateus do Sul/PR.
Domingo, 24 de agosto:
- Horário: Das 9h às 18h
- Local: Salão Paroquial São Luiz Gonzaga (Rua Padre Gatone, 75, Centro)
- Atrações:
- 9h: Início dos festejos e Missa em ação de graças pelos 156 anos da imigração polonesa no Brasil, na Igreja Matriz São Luiz Gonzaga, com a participação dos corais dos grupos Wista e Karolinka.
- 10h30: Abertura do serviço de bar e cozinha.
- 12h: Almoço com buffet livre por R$ 70,00 por pessoa (crianças de 6 a 11 anos pagam R$ 35,00).
Além das apresentações, haverá serviço de bar e cozinha completo apenas no domingo. Os cartões para o almoço podem ser adquiridos nos seguintes pontos de venda: Escritório da WDCom, Auto Posto Vale Europeu, Auto Posto Souza Cruz e Auto Posto Opa.
Apresentações culturais
A programação contará com a participação do Coral do Grupo Folclórico Polonês Wista (Curitiba/PR), o Grupo Folclórico Polonês Jupem (Erechim/RS), o Grupo Folclórico Polonês Karolinka (São Mateus do Sul/PR), o grupo As Polakinhas de Brusque, a Banda Rodânica (Curitiba/PR) e Liriâne Afonso e Patrícia Vargas (Blumenau/SC).

