Brusque vivenciou um fim de semana de imersão nas tradições polonesas. Centenas de pessoas se reuniram no 16º Evento Cultural Polonês, que aconteceu no sábado e domingo, para celebrar a história da imigração na cidade. O evento, marcado por apresentações folclóricas, música típica e gastronomia tradicional, reforçou os laços com a comunidade polonesa, que se estabeleceu na região há 156 anos.
A programação foi variada e contou com a presença de grupos de diferentes regiões do Brasil. No sábado à noite, o Instituto Aldo Krieger sediou a abertura do evento com apresentações do coral e do grupo folclórico Karolinka, de São Mateus do Sul (PR). No domingo, a celebração começou com uma missa na igreja matriz São Luís Gonzaga, e seguiu durante todo o dia no salão paroquial com almoço típico, mais apresentações culturais e muita música.
Participação de peso e reconhecimento da cultura
Além do Karolinka, o evento contou com a presença de outros grupos e artistas, como o Wista, de Curitiba; o Jupem, de Erechim (RS); a banda Rodânica, de Curitiba; e a dupla Liriane Afonso e Patrícia Vargas, de Blumenau. As Polakinhas de Brusque também representaram a cultura local com suas apresentações.

A importância do evento para a preservação cultural foi destacada pelo presidente da Fundação José Walendowsky, Luis Antonio Loyola Walendowsky. “Eventos assim são importantes, não apenas pelo fato de estamos em Brusque, cidade-berço da imigração polonesa, mas também para inspirar outros polos da nossa comunidade no Brasil,” afirmou ele. Walendowsky ressaltou que celebrações como essa são essenciais para manter viva a gastronomia, a música, a dança e o folclore polonês para os milhões de brasileiros com essa ascendência.
Projetos futuros e a Praça Polonesa
O cônsul-geral da Polônia no Brasil, Wojciech Baczyński, marcou presença e aproveitou a oportunidade para anunciar um projeto que promete fortalecer ainda mais os laços entre a Polônia e Brusque: a Praça Polonesa. Baczyński descreveu o projeto como um investimento milionário que não apenas resgatará a história e a cultura polonesa, mas também beneficiará toda a cidade ao se tornar um novo espaço de lazer e prática esportiva. O anúncio reforça o compromisso de ambas as nações em celebrar e preservar a herança polonesa na região.
O cônsul apenas dois meses no Brasil, falou da felicidade não só dele mais também do seu pais, com a maneira que Brusque trata a cultura e a tradição polonesa.
O presidente do tribunal regional eleitora de Santa Catarina, (TER/SC) Carlos Alberto Civinski, prestigiou o evento, ele reforçou a importância da valorização, da cultura, e preservação da herança polonesa na região. Ele conversou com a reportagem Diplomata.
O Prefeito de Brusque André Vechi, fez questão de destacar a importância para Brusque, a valorização desses laços culturais.
