21.9 C
Brusque
segunda-feira, setembro 1, 2025
InícioNotíciasGeralPesquisa realizada pela UNIFEBE na 10.ª Festa da Integração é apresentada ao...

Pesquisa realizada pela UNIFEBE na 10.ª Festa da Integração é apresentada ao poder público de Guabiruba

Data:

Publicidade

spot_img
spot_img

Dados foram coletados pelos estudantes de Graduação durante os três dias de festa

Os resultados da pesquisa, realizada pela UNIFEBE durante a 10.ª Festa da Integração de Guabiruba, foram apresentados aos representantes do evento e ao poder público municipal. O questionário, elaborado e aplicado por dez acadêmicos dos Cursos de Graduação da instituição, visava avaliar a percepção do público sobre a estrutura, atrações e organização da festa.

Os dados
Mais de 300 pessoas responderam ao breve questionário, que identificavac além do gênero e faixa etária, se os visitantes eram de Guabiruba ou dos municípios vizinhos. A pesquisa aponta que, do total de participantes, 46,2% eram de Brusque, e 11,5%, de Gaspar. Desse número, 65,4% das pessoas estavam na festa pela primeira vez, com seus familiares.

Dentre as questões gerais, a pesquisa mediu o grau de satisfação dos visitantes e residentes locais em aspectos como: organização geral, estrutura de banheiros, acessibilidade e limpeza; variedade e qualidade dos itens gastronômicos, shows e atrações culturais, atendimento dos expositores, segurança no local e estacionamento.

“A pesquisa trouxe informações muito importantes, como de onde os visitantes vieram, quanto gastaram, a faixa etária, e onde ficaram hospedados. Esses dados contribuirão de forma positiva para o aprimoramento das próximas edições, já que nos permitem planejar melhorias mais assertivas. Além disso, avaliamos a parceria com a UNIFEBE como extremamente positiva, e esperamos que ela se mantenha nos próximos anos, pois fortalece ainda mais o nosso evento”, avaliou Clausia Regina Boos, secretária de Turismo, Indústria, Comércio e Desenvolvimento Econômico e responsável pela organização da festa.

Os fatores positivos e negativos também foram apontados no questionário, com destaques para avaliações positivas sobre a organização e a estrutura. Por ser um evento de entrada gratuita, mais de 240 pessoas responderam que indicariam a festa para outros visitantes, e mais de 170 consideraram os preços justos e, por isso, recomendariam para outras pessoas.

A análise do público-alvo do evento foi um dos itens que mais chamaram a atenção do poder público municipal. De acordo com o prefeito de Guabiruba, Valmir Zirke, a observação permitiu compreender de forma clara, o perfil do público, o que possibilita um aperfeiçoamento estratégico para a próxima edição, com ações mais direcionadas e assertivas, tanto na divulgação quanto na programação da festa. O intuito, destaca ele, é utilizar os dados da pesquisa como parâmetro para melhorias, pensando em atender cada vez melhor às expectativas dos visitantes.

Universidade Comunitária
Realizada pelo Observatório UNIFEBE de Desenvolvimento Regional, a pesquisa, desenvolvida pelos acadêmicos bolsistas, foi orientada pelo professor Wagner Dantas. “Com a atividade, os alunos conseguem aplicar a teoria aprendida na sala de aula. Aprendem sobre os métodos de pesquisa, utilizam a estatística e a matemática, e aqueles que estão em campo desenvolvem a habilidade da comunicação e da observação. Outro ponto a se destacar é o engajamento do acadêmico na sociedade da qual ele faz parte, pois ele descobre as necessidades da região, avalia as oportunidades de atuação profissional e percebe que o conhecimento adquirido na faculdade faz parte do seu atual estágio de desenvolvimento pessoal e profissional”, pontua o professor.

Para a Prefeitura, a parceria com a UNIFEBE por meio do Observatório de Desenvolvimento Regional fortalece a tomada de decisões mais assertivas, baseadas em evidências. “Essa parceria com a UNIFEBE é muito importante, especialmente, porque a pesquisa é conduzida por uma instituição independente, sem qualquer vínculo com a administração municipal. Isso garante maior credibilidade, imparcialidade e transparência nos dados coletados, contribuindo para o desenvolvimento de políticas públicas mais eficazes e alinhadas às reais necessidades da população”, avalia o prefeito, Valmir Zirke.

O resultado também foi apresentado para a gestão superior da UNIFEBE. “A pesquisa é um instrumento valioso, de orientação para possíveis mudanças e melhorias no evento. O questionário apresenta itens que podem ser estudados e planejados, desde a elaboração da programação até a divulgação da festa. Além disso, para a nossa instituição, o envolvimento com a sociedade evidencia nosso papel comunitário e legitima a seriedade do trabalho desenvolvido com os nossos acadêmicos”, salienta a reitora, professora Rosemari Glatz.

Publicidade
WhatsApp chat