O Procon de Brusque informou que a recente queda no preço dos combustíveis na cidade é resultado da livre concorrência de mercado. Segundo o órgão, desde 2002 vigora no Brasil o regime de liberdade de preços em toda a cadeia de produção, distribuição e revenda de combustíveis e derivados de petróleo, sem qualquer tipo de tabelamento.
De acordo com o Procon, o princípio constitucional da liberdade de mercado e concorrência garante um cenário de disputa saudável entre empresas, estimulando o consumo de forma segura e responsável.
Essa dinâmica beneficia os consumidores ao possibilitar preços mais baixos, melhor qualidade e maior variedade de produtos e serviços, além de incentivar a inovação e a eficiência no setor.
Em alguns postos da cidade, já é possível ver nas tabelas o litro da gasolina sendo vendido a R$ 5,89. Há alguns meses, este valor passava da casa dos 6,50. Cidades vizinhas praticavam preços bem mais baixos, mas Brusque agora conta com valores abaixo dos cobrados em Nova Trento e Itajaí, por exemplo.
O órgão também destaca que a concorrência contribui para o bem-estar social, aumenta a eficiência econômica dos mercados e amplia o poder de escolha do consumidor.
Com o objetivo de facilitar o acesso às informações, o Procon iniciará, a partir da próxima semana, a divulgação de uma tabela com os preços praticados pelos principais postos da cidade.
A atualização estará disponível nas redes sociais do órgão e no site da Prefeitura de Brusque.

Fonte: SECOM Brusque