Entidade foi fundada em 5 de setembro de 1990, com o objetivo de ajudar no desenvolvimento das empresas da região
Nesta sexta-feira, 5 de setembro, diretores, associados e colaboradores da Associação das Micro e Pequenas Empresas de Brusque e Região (AmpeBr) comemoraram os 35 anos de história da entidade.
“A data de hoje é muito importante para a AmpeBr eu como presidente juntamente com toda a diretoria nos orgulhamos desses 35 anos de história. Hoje estamos a frente dos trabalhos para fortalecer e melhorar cada vez mais a nossa entidade, mas é importante lembrar que a AmpeBr é de todos os associados, eles que contribuíram para que ela se tornasse símbolo de representatividade dos micro e pequenos empresários”, falou o presidente da AmpeBr, Mauro Schoening.
História
Fundada em 1990, com o nome de Associação das Indústrias e Comércio de Azambuja (AICA), a partir da necessidade dos lojistas locais de união, representação e organização dos mesmos. No final dos anos 1980 e início de 1990, a localidade era um forte polo de comércio a pronta-entrega.
O trabalho exercido pela AICA trouxe reflexos positivos para a localidade. Além disso, a entidade também lutou por pleitos, como melhorias para a estrutura da rua, junto ao poder público. Em meados de 1990, uma crise impactou o setor e, diante deste cenário, com o intuito de ampliar sua linha de atuação, conquistar mais associados e atender outras micro e pequenas empresas de setores diferentes da pronta-entrega, em 6 de fevereiro de 1997, foi realizada uma assembleia geral extraordinária que decidiu então pela transformação da Aica em Associação das Micro e Pequenas Empresas de Brusque e Região (AmpeBr), aliada assim à Fampesc.
Hoje a AmpeBr tem o objetivo de contribuir com o crescimento, principalmente, do setor têxtil em Brusque e região, conta com cerca de 250 associados e é reconhecida em todo Brasil pela Pronegócio, considerada a maior rodada de confecção do país.
Nova sede
O presidente lembra que há mais um motivo especial para comemorar, em março deste ano a entidade se mudou para uma nova sede, com um espaço mais amplo e moderno para atender seus associados.
“Estamos há 30 anos na antiga sede e agora nos mudamos para este novo prédio, exclusivo da AmpeBr, com um amplo estacionamento, instalações mais modernas e pensadas para comportar cada setor na nossa entidade. O intuito da mudança foi visando o conforto do associado, para que cada vez que ele venha até a nossa sede se sinta ‘em casa’”, ressaltou Mauro.
Cases de sucesso
Durante esses 35 anos de história a AmpeBr desenvolveu ações, eventos e projetos que viraram cases de sucesso. Há 28 anos e com mais de 70 edições realizadas, a Pronegócio é considerada a maior rodada de confecção do país. Reunindo em cada edição mais de 600 lojistas de todo o Brasil para comprar as coleções dos 150 fabricantes catarinenses.
A AmpeBr também promove a Corra Por Elas, uma corrida beneficente que possui toda sua renda doada para a Rede Feminina de Combate ao Câncer. Em sua última edição, o evento reuniu mais de mil atletas e doou um cheque de mais de 120 mil reais para a Rede Feminina.
Além disso, a entidade realiza o projeto Escola de Costura, em parceria com a Prefeitura de Brusque. Um curso gratuito para aqueles que desejam aprender a costurar. Ao longo de cinco anos, o projeto já formou mais de 1200 alunos, muitos deles já inseridos no mercado de trabalho contribuindo para a geração de empregos na região. Ainda na parte de moda, os associados podem desfrutar dos serviços do LabModa, podendo desenvolver seus produtos e plotagens diretamente na AmpeBr e por um preço especial.
Enconampe
As comemorações dos 35 anos se estendem para a próxima semana, com a realização do 55º Enconampe da Fampesc, sendo realizado pela primeira vez em Brusque e tendo a AmpeBr como anfitriã.
O evento, que reúne todas as Ampe’s de Santa Catarina, acontece nos dias 12 e 13 de setembro. “A AmpeBr foi agraciada em ser anfitriã da Enconampe neste ano em que a nossa federação comemora 40 anos e nós 35 anos. Pela primeira vez este evento acontece em nossa cidade e já estamos com mais de 250 participantes confirmados. Vai ser uma grande festividade, com muito networking e palestras enriquecedoras”, finalizou o presidente.
