Também conhecido como “Parque da Caixa d’Água”, local foi repassado à iniciativa privada
Na manhã deste sábado (13) de muito sol e temperatura agradável, o Parque Leopoldo Moritz, popularmente conhecido como “Parque da Caixa d’Água” foi reaberto ao público após a concessão do local ser passada à iniciativa privada, agora sob a administração da Cooperativa Cervejeira Sul-Brasileira (Cocersul) pelos próximos 10 anos.
Durante a cerimônia de reabertura do parque, estiveram presentes diversas autoridades municipais, como o prefeito André Vechi, o vice-prefeito Deco Batisti, o secretário de Parcerias, Convênios e Concessões, José Henrique Nascimento, o secretário de Administração e Gestão Estratégica, Leonardo Zanella, entre outros.
Com uma grande presença de público, especialmente de famílias e muitas crianças, o parque agora conta com áreas renovadas, como a lanchonete, a ponte e os passeios. Há também brinquedos infláveis, mesas e cadeiras novas, além de mais opções gastronômicas, como food trucks. As cervejas artesanais são todas da região.
O Parque Leopoldo Moritz é considerado um símbolo da cidade e de grande importância para as famílias brusquenses. “Hoje a gente fica muito feliz em poder estar aqui nessa reinauguração deste parque, que é um símbolo da nossa cidade”, disse o prefeito de Brusque, André Vechi.
O prefeito lembrou ainda de todo o imbróglio que culminou com a saída do antigo administrador e a passagem do parque para a iniciativa privada. “Devido a uma decisão judicial lá no início do ano passado, a gente teve que retirar o antigo responsável pelo parque, visto que é um parque público, mas tinha um responsável”, explicou André.
“Então a Justiça mandou que ele saísse e a gente iniciou todo um processo legal de estruturação de uma concessão para que alguma entidade da iniciativa privada pudesse assumir e fazer a gestão do parque e oferecer comida, bebida e um espaço agradável para a população com uma expertise muito maior que o Poder Público tem para esse tipo de serviço”, concluiu o Chefe do Executivo municipal.
O resultado da parceria entre o Poder Público e a iniciativa privada é um caminho que deve ser buscado mais vezes em Brusque. “O nosso governo tem a visão de que a gente tem que cuidar daquilo que é essencial, como saúde, educação, infraestrutura e dar oportunidade para as pessoas que mais precisam e não têm condições”, afirmou o prefeito André Vechi.
“Equipamentos públicos, parques, praças, onde a gente conseguir inserir o parceiro privado para ele fazer a gestão, explorar para ter o seu lucro, mas de forma gratuita disponibilizar o espaço que a comunidade possa aproveitar, a gente vai avançar nessas parcerias, que são saudáveis e quem ganha com isso é a população”, finalizou.
A ansiedade em ver o parque pronto e em boas condições ao público era visível em alguns olhares dos presentes. “A gente veio hoje aqui com uma certa ansiedade para ver como ia ficar esse parque”, comentou o vice-prefeito de Brusque, Deco Batisti.
“E a surpresa foi, com certeza, maravilhosa. Então o que a gente vê aqui é o parque assim, arejado, bonito, para recepcionar as pessoas”, disse.
Deco ainda fez questão de convidar a população brusquense a visitar o reformado Parque Leopoldo Moritz. “O que eu quero fazer é convidar as pessoas para vir aqui. Vir aqui com a tua família, traz a criança, traz a avó, traz o avô, traz o animalzinho de estimação para passear aqui. Venham tomar um chope artesanal da cidade de Brusque. Tem uma cozinha toda reformada para a gente recepcionar as pessoas. A Cocersul fez um trabalho excelente aqui e agradecemos a eles. E com certeza quem ganha com isso tudo é a população brusquense. Vem para cá!”, convidou Deco.
A decisão judicial, que fez com que o antigo administrador do parque saísse do local, e a cessão do parque para a iniciativa privada já é considerada um grande acerto. “Depois de um período turbulento, quando a gente recebeu a decisão judicial em janeiro do ano passado, para que o antigo administrador fosse tirado do parque, foi um momento muito ruim para nós, mas infelizmente, decisão judicial a gente cumpre. Essa foi uma decisão judicial que obrigou o governo a tomar uma decisão: ou a cuidar disso da melhor forma possível para que a população pudesse ter o seu cuidado ou fazer uma parceria com quem cuidaria ainda melhor dessa estrutura tão bonita, tão bem localizada, que é o Parque Leopoldo Moritz”, explicou o secretário de Parcerias, Convênios e Concessões, José Henrique Nascimento.
“Então, na nossa leitura, foi uma decisão acertada. Fizemos um contrato, uma concessão, uma licitação com quatro participantes, o vencedor foi a Cocersul, uma empresa local, aguerrida, uma associação, uma cooperativa cervejeira que, com muito trabalho, muito esforço, passou por vários percalços também para a reinauguração e que graças a Deus, deu tudo certo”, disse o secretário.
Pela parte do novo administrador, a sensação é de ter dado o primeiro passo no caminho certo, mas que há muito a percorrer ainda. “A gente quando chegou aqui no dia 2 de abril, quando a gente recebeu a chave, nós já sabíamos que ia ser uma empreitada difícil”, comentou o presidente da Cocersul, Cícero Klas.
“Encaramos o negócio de frente, a nossa equipe é pequena, mas é uma equipe guerreira, um buscando recurso, o outro com a enxada na mão, o outro brigando, mas enfim aconteceu e estamos felizes que o dia chegou e agora é só 10 anos para melhorar em alguns projetos, trazer novos equipamentos, ver qual é a demanda, porque se não tivermos público para a gente conversar, a gente não vai saber nunca”, explicou Cícero.
