A Polícia Civil de Santa Catarina, em uma operação conjunta da Delegacia de Investigação Criminal (DIC) de Brusque e da Delegacia de Polícia de Guabiruba, prendeu na última quarta-feira, 17 de setembro dois homens por uso de documento falso. As prisões aconteceram na cidade de Guabiruba e desarticularam um esquema de renovação fraudulenta de Carteiras Nacionais de Habilitação (CNHs).
A investigação revelou que um dos suspeitos atuava como agenciador, captando motoristas residentes no Paraná e prometendo a renovação irregular de suas CNHs em Santa Catarina. Para isso, ele providenciava a documentação necessária e falsificava comprovantes de residência para conseguir realizar o procedimento junto ao Departamento Estadual de Trânsito (DETRAN).
Conforme apurado pela polícia, os endereços utilizados nos documentos eram locais inusitados, como terrenos baldios e até a sede da Prefeitura de Guabiruba. Estima-se que, somente neste município, o investigado tenha conseguido emitir cerca de 30 CNHs de forma fraudulenta.
Os dois presos foram levados para a Unidade Prisional de Brusque, onde estão à disposição da Justiça. A Polícia Civil informou que as investigações continuam para identificar todos os beneficiários do esquema, e as CNHs obtidas de forma irregular poderão ser anuladas.
