17 C
Brusque
sexta-feira, setembro 26, 2025
spot_img
InícioNotíciasGeralDia D Ecoponto recolhe mais de 1,3 tonelada de lixo eletrônico, pilhas...

Dia D Ecoponto recolhe mais de 1,3 tonelada de lixo eletrônico, pilhas e baterias

Data:

spot_img

Publicidade

spot_img
spot_img
spot_img

Desde sua primeira edição, evento já promoveu o descarte correto de mais de 16 toneladas de resíduos

Na quinta-feira, 25 de setembro, aconteceu mais uma edição do Dia D – Ecoponto, no estacionamento do Sesc, que recolheu 1,3 toneladas de pilhas, baterias e lixo eletrônico. A ação é promovida pelo Núcleo de Gestão Ambiental da Associação Empresarial de Brusque, Guabiruba e Botuverá (ACIBr), em parceria com a Fundema e o Sesc.

Durante todo o dia a população pode fazer o descarte de diversos materiais que não podem ser depositados no lixo comum. Também foram recolhidas 886 lâmpadas, dois pneus, 50,6 kg de tampinhas e 5,3 kg de lacres.

“É perceptível que a população tem guardado esse tipo de resíduo para descartá-lo corretamente e a cada edição notamos que eles já trazem o material separado. Antes, a maioria das pessoas trazia pilhas, lixo eletrônico e lâmpadas misturados e aqui fazíamos a separação. Sinto que hoje a comunidade está mais consciente e traz cada resíduo em caixas separadas”, afirmou a voluntária e representante da Zen S.A na ação, Camila Picoli.

Ela completa que o Dia D Ecoponto, por ser já consolidado no município, favorece o meio-ambiente pois, além do descarte correto, estimula a consciência ambiental. “As pessoas têm tido cada vez mais conhecimento sobre o impacto desses materiais no meio-ambiente e encontram no projeto uma forma de proporcionar o destino correto. Todos já esperam o dia D para descartar esses resíduos, pelo feedback que temos aqui, muitos falam que guardam as pilhas e eletrônicos para trazer. E não só as pessoas, mas as empresas também estão tendo essa consciência e trazem lâmpadas e material eletrônico antigo para descartar”, frisou. 

Eu ajudo na lata

Além do lixo eletrônico, as pessoas também puderam contribuir com a campanha ‘Eu Ajudo na Lata’, realizada em parceria entre a ACIBr e Unimed. A ação tem como objetivo juntar tampinhas de garrafas e lacres de latinhas que, posteriormente, serão vendidos, para a compra e doação de cadeiras de rodas adaptadas. 

Números do Dia D – Ecoponto

-Lâmpadas: 886

-Pneus: 02

-Pilhas e baterias: 144,9 kg

-Lixo eletrônico:  1.183,79 kg

-Tampinhas: 50,6 kg

-Lacres: 5,3 kg

Publicidade
WhatsApp chat