Após uma temporada de sucesso em Florianópolis e apresentações em diversas cidades catarinenses, o espetáculo “ELLA”, montagem do grupo Teatro Sim… Por Que Não?!!!, chega a Brusque. A apresentação será realizada no dia 16 de outubro, às 20h, no Teatro do CESCB.
A entrada é gratuita, e os convites serão distribuídos uma hora antes do início da sessão. A classificação indicativa é de 14 anos, e a duração do espetáculo é de 70 minutos.
Com texto de Herbert Achternbusch e direção de Vicente Mahfuz, “ELLA” tem no elenco os atores Berna Sant’Anna e Nazareno Pereira. O espetáculo estreou em Florianópolis, no dia 2 de maio, com 12 apresentações nos Teatros Álvaro de Carvalho e da UBRO, recebendo excelente acolhida de público e crítica. Desde então, passou por Palhoça, Laguna e Benedito Novo, antes de seguir para Brusque.

Ambientada em um galinheiro, a peça mergulha nos fragmentos da memória de uma mulher que se recusa a desaparecer. Entre lembranças partidas, dor e lampejos de lucidez, ela tenta reconstruir quem foi — e quem ainda pode ser — diante de uma história que muitos preferem esquecer.
“Com linguagem vibrante, a peça atravessa temas como silenciamento, identidade e resistência, convidando o público a olhar para dentro e ao redor. É uma experiência intensa e profundamente significativa para o mundo de hoje, que nos faz lembrar: apagar uma história não apaga quem a viveu”, destaca o diretor Vicente Mahfuz.
“ELLA” é uma realização do Teatro Sim… Por Que Não?!!!, com recursos do Governo do Estado de Santa Catarina e da Fundação Catarinense de Cultura (FCC), por meio do Programa de Incentivo à Cultura (PIC) – Edição 2024.
As empresas Dominik Metalcenter e Celesc são as incentivadoras do projeto. Em Brusque, a apresentação conta com o apoio do CESCB Centro Empresarial, Social e Cultural de Brusque, da ACIBr – Associação Empresarial de Brusque, Guabiruba e Botuverá e do Sindilojas SC – Sindicato do Sistema Comércio.
Fundado em 1986, em Florianópolis, o grupo Teatro Sim… Por Que Não?!!! é reconhecido pela pesquisa e experimentação em diferentes linguagens cênicas. Em seu repertório, reúne mais de 12 montagens, entre elas “A Farsa do Advogado Pathelin”, “Livres e Iguais”, “A Vida Como Ela É…” e “Hipotermia”.
Com uma trajetória marcada por inovação e continuidade, o grupo já se apresentou em 17 estados brasileiros, participou dos principais festivais nacionais e internacionais, e representou o Brasil em eventos na França e Argentina, acumulando 27 prêmios.

Em 2016, celebrou 30 anos de atividades ininterruptas, sendo agraciado com a Medalha de Personalidade das Artes Cênicas pela Academia Catarinense de Letras e Artes (ACLA). Como parte da comemoração, foi lançado o livro “Teatro Sim… Por Que Não?!!! – Caminhos e Processos: 30 anos de Atuação”, de Vera Collaço e Éder Sumariva.
O grupo também foi responsável pelo Festival Itinerante de Teatro, que levou espetáculos a 165 cidades catarinenses, incluindo regiões com menor Índice de Desenvolvimento Humano (IDH).
Uma das marcas da companhia é a longevidade de suas montagens: “A Farsa do Advogado Pathelin”, estreada em 1996, segue em cartaz até hoje. O grupo mantém o compromisso de democratizar o acesso à cultura, oferecendo produções que dialogam com o público e refletem os desafios do presente.



