A 38ª edição da Fenarreco começou oficialmente nesta quinta-feira, 9 de outubro, com a tradicional sangria do primeiro barril de chope, no Pavilhão da Fenarreco, em Brusque (SC). A abertura da Festa Nacional do Marreco reuniu autoridades estaduais e municipais, apresentações culturais e muita música típica alemã.
Entre os presentes estavam o vice-prefeito Deco Batisti, a secretária de Turismo do Estado, Catiane Seif, e os deputados Rafael Pezzenti, Carlos Humberto e Jorge Goetten, além de outras autoridades.

A recepção dos visitantes ficou por conta do Freechopp Duo e do grupo de canto Deutscher Sängerverein, que trouxeram o clima alemão para o início da festa. A programação da noite seguiu com shows da Banda Verde Vale e da Orquestra La Montanara, que animaram o público com clássicos da música germânica.
O governador Jorginho Mello participou da cerimônia e destacou o reforço na segurança para esta edição. A Fenarreco 2025 conta com mais de 90 câmeras instaladas e um moderno sistema de reconhecimento facial. Durante o evento, o governador também entregou um cheque de R$ 250 mil, destinado diretamente à realização da festa.
Em entrevista ao Jornalismo Diplomata, o prefeito André Vechi ressaltou a importância do investimento e da preocupação com a segurança, além de reforçar o compromisso da administração em valorizar o comércio local e os profissionais de Brusque.
O comandante-geral da Polícia Militar de Santa Catarina, coronel Emerson Fernandes, também falou sobre o trabalho da corporação. Ele destacou o efetivo empregado não apenas na Fenarreco, mas em todas as festas de outubro em Santa Catarina, e mencionou os bons resultados já observados nos primeiros dias de evento.
Acompanhe as entrevistas, repercutidas no Jornal da Diplomata desta sexta-feira, 10 de outubro.
A Fenarreco 2025 segue até o dia 19 de outubro, no Pavilhão da Fenarreco, com uma programação que inclui apresentações folclóricas, brincadeiras típicas, bandas alemãs e atrações gastronômicas. O grande destaque é o tradicional marreco recheado com repolho roxo, preparado pelo restaurante oficial da festa, o Schmitt Buffet.
Nesta sexta-feira (10), os portões abrem às 11h. Já o desfile de abertura da Fenarreco, que estava previsto para quinta-feira, foi adiado para terça-feira (14), às 18h30, na Avenida Beira Rio, nas proximidades do Stock Archer.
A Festa Nacional do Marreco é uma das mais tradicionais de Santa Catarina e celebra as raízes germânicas de Brusque, atraindo visitantes de todo o estado e do país para celebrar a cultura, a gastronomia e a alegria do povo brusquense.









