A reitora da UNIFEBE, professora Rosemari Glatz, acompanhada do responsável pelas Relações Internacionais da instituição, Leonardo Rigon Kasmarek, participou recentemente, em Curitiba, de uma reunião com o cônsul-geral da República da Polônia, Wojciech Baczynski.
Durante o encontro, o consulado apresentou a NAWA – Polish National Agency for Academic Exchange, agência nacional de fomento responsável por programas que viabilizam intercâmbios acadêmicos entre universidades de diferentes países.
Na ocasião, os representantes da UNIFEBE também conheceram sete universidades polonesas reconhecidas mundialmente por receber, anualmente, centenas de estudantes estrangeiros.
“Para nós, é uma oportunidade ímpar de ampliarmos nossas parcerias e de ofertarmos aos nossos acadêmicos mais uma experiência internacional, carregada de muito significado histórico e cultural”, destacou Leonardo Kasmarek.
A reitora, professora Rosemari Glatz, concedeu entrevista a Sergio Ferreira, na edição desta quianta-feira, 16 de outubro do Jornal da Diplomata e ressaltou que a parceria com instituições polonesas fortalecerá os vínculos culturais e históricos entre os dois países.
Agora, a UNIFEBE irá estudar a possibilidade de firmar termos de cooperação internacional e, por meio da agência de fomento NAWA, viabilizar bolsas de estudos para acadêmicos brasileiros interessados em cursar parte de sua formação na Polônia.
Lançamento de livro sobre a Fenarreco
Outro destaque da entrevista concedida pela reitora foi o lançamento do livro “História colorida da Fenarreco: origem, evolução e presente”, produzido pela Editora da UNIFEBE. A obra, voltada para o público de todas as idades, será distribuída gratuitamente às escolas das redes pública e privada, especialmente para turmas que estudam conteúdos relacionados à história local e regional.
O livro paradidático tem como objetivo contribuir com o ensino-aprendizagem da história de Brusque e da própria Fenarreco. As ilustrações foram criadas com base nos cartazes de divulgação das 38 edições da festa, cujo acervo foi gentilmente cedido pela Prefeitura de Brusque.
Os desenhos para colorir seguem a sequência temporal das edições da Fenarreco e retratam aspectos marcantes da história do evento, desde sua primeira realização em 1986 até os dias atuais.
De forma resumida, a publicação também apresenta marcos da história de Brusque, desde sua fundação em 1860, abordando momentos importantes nas áreas da educação, cultura e esportes.
A reitora destacou que o lançamento, realizado internamente na instituição, representa mais uma contribuição da UNIFEBE para o fortalecimento da identidade cultural da cidade.
Acompanhe a entrevista completa.
