A decisão do Conselho Municipal de Educação de Guabiruba de remanejar os alunos do 1º ao 5º ano da Escola Municipal Edeltrudes Wippel Heil, no bairro Aymoré, para a Escola Básica Municipal Padre Germano Brandt, localizada na Rua Prefeito Carlos Boos no mesmo bairro, gerou forte reação entre moradores e pais de estudantes.
Após rumores de que a unidade seria fechada, a Secretaria de Educação e a Prefeitura convocaram uma reunião com os pais para esclarecer a situação e explicar como o processo de remanejamento será realizado.
Atualmente, a Escola Edeltrudes Wippel Heil atende apenas 69 alunos, número considerado baixo para justificar a manutenção da estrutura e do quadro de professores. Por conta disso, algumas turmas de séries e idades diferentes são atendidas na mesma sala de aula.
Buscando uma solução para otimizar o ensino, a Secretaria de Educação propôs que os alunos do 1º ao 5º ano passem a estudar na Escola Padre Germano Brandt. Já a unidade Edeltrudes Wippel Heil seria transformada em uma escola referência para a Educação Infantil, atendendo turmas de Pré I e Pré II. A mudança foi aprovada pelo Conselho Municipal de Educação e será feita de forma gradativa até 2030, evitando uma transição brusca.
Durante a reunião realizada nesta semana, que contou com a presença do prefeito Valmir Zirke, da secretária de Educação, Márcia, e de representantes do Legislativo, o clima ficou tenso. Pais e moradores demonstraram insatisfação e contestaram a decisão do Conselho.
Após discussões e momentos de exaltação, ficou decidido que a questão será novamente levada ao Conselho Municipal de Educação, que avaliará se a escola continuará funcionando no formato atual ou se a mudança gradativa será mantida.

Ao final do encontro, o prefeito Valmir Zirke e o representantes da comunidade o senhor Osnir Schlindwein conversaram com a reportagem da Rádio Diplomata FM,
Acompanhe as entrevistas repercutidas no Jornal da Diplomata desta sexta-feira, 31 de outubro de 2025.



