31.4 C
Brusque
domingo, janeiro 11, 2026
InícioNotíciasSegurança PúblicaPolícia Civil prende foragido da Operação Krypteia, apontado como mentor de esquema...

Polícia Civil prende foragido da Operação Krypteia, apontado como mentor de esquema criminoso

Data:

Publicidade

spot_img
spot_img

A Polícia Civil de Santa Catarina prendeu, na tarde desta segunda-feira, 24 de novembro de 2025, um dos principais foragidos da Operação Krypteia. A ação foi conduzida pela Delegacia de Furtos e Roubos de Veículos da DEIC/SC, em conjunto com a Delegacia de Repressão aos Crimes Patrimoniais Eletrônicos (DPRCPE), vinculada ao Departamento Estadual de Repressão aos Crimes Cibernéticos (DERCC) do Rio Grande do Sul. O Núcleo de Inteligência Integrado da Guarda Municipal de São José também teve participação decisiva no compartilhamento de informações que permitiram localizar o suspeito.

A prisão ocorreu em um sítio no interior de Alfredo Wagner (SC), onde o investigado se escondia para evitar a ação das forças de segurança.

Mentor de transações ilícitas e falsificações

Apontado como um dos mentores da organização criminosa alvo da Operação Krypteia, o preso seria responsável por coordenar transações financeiras ilícitas, adulterações de veículos e a falsificação de documentos. Segundo as investigações, ele organizava movimentações bancárias fraudulentas por meio de empresas de fachada usadas para lavagem de dinheiro. Também era responsável por articular a adulteração de sinais identificadores de veículos e a produção de documentos falsos utilizados nas fraudes.

O investigado possui condenações anteriores por receptação qualificada e estelionato, além de uma extensa ficha criminal relacionada à adulteração de sinais identificadores de veículos automotores e outros delitos. Sua atuação incluía ainda o uso de testas de ferro, manipulação de contas bancárias e utilização de e-mails vinculados a empresas fictícias para ocultar a origem ilícita dos valores movimentados pelo grupo.

Ação conjunta reforça integração entre forças de segurança

A captura reforça a importância do trabalho integrado entre as forças de segurança de Santa Catarina e do Rio Grande do Sul. A articulação entre PCSC, PCRS e o Núcleo de Inteligência Integrado da Guarda Municipal de São José foi considerada fundamental para localizar o foragido e avançar no enfrentamento ao crime organizado.

Operação Krypteia

Deflagrada em 7 de maio de 2025 pela Polícia Civil do Rio Grande do Sul, com apoio das Polícias Civis de Santa Catarina e do Rio de Janeiro, a Operação Krypteia mirou uma organização criminosa que atuava há mais de cinco anos na clonagem e adulteração de veículos. O grupo também invadia sistemas governamentais para emitir documentos falsos, facilitando a revenda de carros clonados e a lavagem de capitais por meio de empresas de fachada.

Publicidade
WhatsApp chat