O Núcleo Vale das Toalhas, da Associação Empresarial de Brusque, Guabiruba e Botuverá (Acibr), celebrou na noite deste sábado, 6 de dezembro de 2025, seus 15 anos de fundação com um evento especial no Clube Esportivo Paysandú. A comemoração reuniu cerca de 230 pessoas, entre nucleados, parceiros e convidados, e foi marcada por discursos emocionados, reconhecimento à trajetória do grupo e diversas homenagens.
O coordenador do Núcleo na gestão 2023-2025, Eduardo Schlindwein, destacou o simbolismo da data e o papel de união do grupo ao longo dos anos.
“Essa é uma data muito marcante para nós. Durante esses 15 anos, nosso Núcleo construiu uma grande união e compartilha experiências que nos ajudam a enfrentar as dificuldades da indústria brasileira, permitindo que nos destaquemos no mercado. É muito gratificante celebrar esse marco e contribuir com o desenvolvimento da nossa região”, afirmou.
Representando a Acibr, o vice-presidente José Augusto Werner reforçou a importância do Núcleo para a entidade e para o setor.
“Estamos muito felizes em celebrar esses 15 anos do Núcleo Vale das Toalhas, um grupo que hoje tem destaque nacional com a marca coletiva e realiza um trabalho de muita credibilidade. É gratificante ver o desenvolvimento ao longo de sua história”, comentou.
Homenagens emocionaram o público
Durante a noite, o Núcleo prestou homenagens a seis fundadores de empresas do setor, que receberam o título de “Tecelão de Ouro”: Antônio Ogliari, Carlos Muller, Euclides Raimundo, Gilson Caviquioli, Valdir Schlindwein e Vilimar Groh. O grupo também homenageou Artur Eduardo Marchi, primeiro coordenador e um dos fundadores do Núcleo.

“O Vale das Toalhas está completando 15 anos de história de união entre os empresários que fabricam toalhas felpudas da região. Nada mais justo do que homenagear aqueles que fundaram essas empresas, muitas vezes iniciando de forma pequena e hoje se destacando no setor”, ressaltou o diretor de Eventos do Núcleo, Edson Rubem Müller.
História e evolução do Núcleo
Fundado em 17 de agosto de 2010, o Núcleo Vale das Toalhas nasceu com o propósito de unir as indústrias do setor têxtil e fortalecer uma das atividades mais tradicionais da região: a fabricação de toalhas felpudas. Hoje, reúne 23 empresas nucleadas que trabalham com o objetivo comum de tornar Brusque, Guabiruba e Botuverá referência nacional em qualidade e inovação no segmento.
Até 2023, o grupo era chamado de Núcleo de Fabricantes de Toalhas, mas, com o lançamento da marca coletiva Vale das Toalhas, em 2021, passou a adotar oficialmente o novo nome. Ao longo de sua trajetória, o Núcleo promoveu ações significativas, como missões empresariais em diferentes regiões do país e a participação de nucleados em feiras internacionais de grande relevância, como a International Textile Machinery Exhibition (ITMA), em Milão, na Itália. Em 2021, também recebeu representantes da Copac (Cooperativa de Produtores de Algodão de Campo Novo do Parecis), fortalecendo parcerias e ampliando possibilidades comerciais.
Marca coletiva Vale das Toalhas
Lançada em 2021, a marca coletiva Vale das Toalhas nasceu com o objetivo de valorizar e padronizar a qualidade da produção regional. Na estreia, 12 empresas participaram da iniciativa, que exige o cumprimento de critérios rigorosos, como descarte correto de dejetos, laudos ambientais em dia e respeito absoluto às normas trabalhistas — incluindo a proibição de mão de obra infantil ou escrava e a manutenção de um ambiente de trabalho seguro.
O projeto “Inovar e Empreender com Toalhas”, que deu origem ao desenvolvimento da marca coletiva, rendeu ao Núcleo o segundo lugar no Prêmio Empreender, promovido pela Facisc, em agosto de 2021.
Com 15 anos de história, o Núcleo Vale das Toalhas segue consolidado como uma das forças industriais da região, fomentando inovação, união entre empresas e fortalecimento do setor têxtil.







