Em outubro deste ano os brasileiros vão às urnas para eleger o presidente da República, governadores, senadores e deputados. Para participar com o voto, o eleitor precisa estar regular frente à justiça eleitoral. Basta consultar tse.jus.br, clicar no campo situação eleitoral e digitar o CPF. Assim, o eleitor fica sabendo rapidinho como está a vida junto ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Se houver alguma irregularidade, ela precisa ser resolvida até 6 de maio. E dependendo da situação, por exemplo, título cancelado ou coleta de biometria, será preciso procurar um cartório eleitoral.
Deixar para a última hora não é uma boa ideia. Foi o que orientou o chefe de cartório da 26ª Zona Eleitoral de Belo Horizonte, Vinícius Ávila.
“O que nós já assistimos há mais de duas décadas é que meados de abril e maio a demanda aumenta substancialmente. Ocorrem filas, são várias esperas, às vezes causando um desconforto para todos. Então o quanto antes todos puderem, venham. É rápido. Em geral dez, 15 minutos, a pessoa já consegue tirar seu título, fazer a transferência de município ou revisar seus dados.”
A mudança de cidade de votação ou do local de votação dentro do mesmo município também precisa ser feita presencialmente no cartório eleitoral. Então busque a página da justiça eleitoral o mais rápido possível, verifique a sua situação e se antecipe. É o que reforça o chefe de cartório eleitoral, Vinícius Ávila.
“Procurem a justiça eleitoral o quanto antes. Nós estamos num momento bem tranquilo em que podemos atender a todos os eleitores uma forma mais confortável, rápida, sem grandes filas ou sem filas, né? Agora no mês de janeiro, fevereiro, março, para que haja fluência, né? Hoje a vida é tempo e perder menos tempo, otimizando as nossas atividades é melhor.



