Evento reuniu empresários, compradores e autoridades e já supera metas nos primeiros dias da rodada de negócios
A noite desta quarta-feira, 14 de janeiro de 2026 foi marcada pelo desfile da 73ª edição da Pronegócio, realizado na Sociedade Santos Dumont, em Brusque. Promovido pela Associação das Micro e Pequenas Empresas de Brusque e Região (Ampebr), o evento apresentou a coleção inverno 2026 e reforçou a importância da rodada de negócios para a economia local e regional.

Na passarela, 22 empresas participantes da Pronegócio apresentaram quatro looks cada, contemplando os segmentos feminino, masculino e infantil. O desfile tem como principal objetivo permitir que os compradores visualizem as peças de forma mais real, além de fortalecer o relacionamento entre fabricantes e lojistas, contribuindo diretamente para o aumento das vendas.

A Pronegócio teve início na terça-feira,13 e segue até sexta-feira, 16 de janeiro de 2026, no Pavilhão da Fenarreco, com apoio do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).

O presidente da Ampebr, Mauro Schoening, destacou que o desfile faz diferença nas negociações ao apresentar as peças “vivas” aos compradores. Segundo ele, após o evento, os lojistas passam a entrar em contato com cerca de 20% a mais de fábricas participantes.
“Aqui, no desfile, eles veem a peça transformada, além de fazer toda a network. Temos mesas com compradores e fabricantes misturados, o que, nos dias restantes da Pronegócio, gera o ápice das negociações”, afirmou. Mauro também ressaltou que, já nos dois primeiros dias, as metas foram superadas, com expectativa positiva até o encerramento da rodada.
O gerente do Sebrae, Aloisio Salomon, reforçou as boas perspectivas para a economia regional, destacando que o evento permite que pequenas empresas negociem com diversos compradores em um curto período.
“Já tivemos relatos de empresas que estavam prestes a fechar, mas que conseguiram negócios para diversos meses à frente a partir de negociações que surgiram na Pronegócio”, comentou.
Presente no desfile, o presidente da Fampesc, Pedro Frank, ressaltou o impacto da rodada de negócios para a economia e a geração de empregos.
“A rodada movimenta tanto a economia quanto a geração de empregos. O setor hoteleiro e turístico também sai ganhando, com a visita de novos turistas ao município”, afirmou.
O vice-prefeito de Brusque, Deco Batisti (PL), destacou que a Pronegócio abre o calendário de eventos do município em 2026 com impacto positivo em diferentes setores.
“A Ampebr abriu o calendário de eventos do município com a rodada, já fomentando a economia tanto do mercado de vestuário quanto dos hotéis e restaurantes da cidade”, disse.
Também participaram do desfile o presidente da Câmara de Vereadores, Jean Dalmolin, o secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Valdir Walendowsky, e o presidente da Associação Empresarial de Brusque, Guabiruba e Botuverá (Acibr), Marlon Sassi. Ele agradeceu aos lojistas e empresas participantes e destacou o papel do evento no desenvolvimento regional.
“Lutamos para que o nosso produto chegue a outros lugares do país e vemos hoje que ele faz parte de uma moda de qualidade, sempre sintonizada com o momento atual. Nossa região é uma das que mais cresce no país, porque somos empreendedores que buscam conhecimento e tecnologia”, finalizou.



