A expedição formada por montanhistas de Brusque e região alcançou, nesta semana, o Campo Base Plaza de Mulas, a 4.300 metros de altitude, na Argentina, dando mais um passo importante rumo ao cume do Aconcágua, a montanha mais alta das Américas, com 6.962 metros.
Sob a liderança do montanhista profissional Álvaro Walendowsky o grupo completou a longa e exigente travessia entre o acampamento Confluência e o Campo Base, considerada uma das etapas mais desgastantes da expedição, com mais de 20 quilômetros de caminhada e cerca de mil metros de ganho de altitude.
De acordo com o líder da expedição, todos os integrantes chegaram bem ao Campo Base, apresentando boa resposta física à altitude e evolução positiva no processo de aclimatação. Após a chegada, o grupo passou por avaliação médica obrigatória, prevista nos protocolos do Parque Provincial do Aconcágua, sendo todos considerados aptos e em ótimo estado clínico e físico.

A programação agora prevê dias de descanso e aclimatação ativa, com caminhadas leves em altitudes mais elevadas e retorno ao Campo Base, estratégia fundamental para preparar o organismo para as próximas fases da subida.
A equipe é formada por Felipe Eilert dos Santos, Charles Dadam, Emanuel Silveira Jorge (Navegantes), Gerhard Ristow, além do líder Álvaro Walendowsky. O grupo segue confiante, motivado e atento às condições climáticas, que serão determinantes para a definição do calendário da tentativa de cume.
Novas atualizações sobre a expedição brusquense no Aconcágua devem ser divulgadas nos próximos dias, conforme o avanço das atividades na montanha.



