A formação de um ciclone extratropical em alto-mar, afastado da costa de Santa Catarina, influencia as condições do tempo no estado e mantém a instabilidade entre os Planaltos e o Litoral. No Vale do Itajaí, incluindo Brusque, a atenção deve ser redobrada.
Entre a sexta-feira, 30 e o sábado, 31 de janeiro de 2026, as tardes e noites terão condições para temporais com raios e rajadas de vento. Na sexta, a principal preocupação é a chuva pontualmente intensa, com risco moderado para alagamentos e destelhamentos. Já no sábado, a instabilidade ganha força e pode provocar temporais mais severos, com possibilidade de granizo e risco alto para destelhamentos, alagamentos e enxurradas isoladas.
A orientação é que, durante as tempestades, a população procure abrigo em locais seguros, evite ficar próxima a janelas e não atravesse áreas alagadas. Também não é indicado se abrigar sob árvores nem permanecer perto de placas, muros e postes de energia.
Em caso de emergência, a Defesa Civil pode ser acionada pelo telefone 199 e o Corpo de Bombeiros pelo 193. Para receber alertas diretamente no celular, basta enviar o CEP da sua localidade por mensagem de texto para o número 199.



