Via ligará as ruas Ernesto Bianchini e Nicolau Schaefer, com cerca de 3,4 quilômetros de extensão entre Brusque e Guabiruba
Na tarde desta sexta-feira (30), a prefeitura de Brusque assinou a ordem de serviço para a elaboração do projeto básico e executivo da nova ligação viária entre os dois municípios. O projeto será desenvolvido pela empresa NES Engenharia e Construções, vencedora do processo licitatório.
A obra vai ligar a Rua Ernesto Bianchini, nas proximidades da empresa Irmãos Hort, em Brusque, à Rua Nicolau Schaefer, em Guabiruba. A extensão total será de aproximadamente 3,4 quilômetros, incluindo a via principal e os acessos, sendo cerca de 1,95 km em Brusque e 1,45 km em Guabiruba.
A nova ligação vai melhorar a fluidez do trânsito, reduzir o tempo de deslocamento e impulsionar o desenvolvimento urbano e econômico da região. O prazo para a elaboração dos projetos básico e executivo é de até quatro meses, contados a partir da emissão da ordem de serviço.
Além do traçado da via, o projeto inclui estudos de terraplenagem, pavimentação, drenagem, sinalização, obras de contenção, obras complementares, rede de energia e iluminação pública. Além da elaboração e licenciamento ambiental junto ao Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina (IMA), incluindo os estudos exigidos, o inventário florestal e as autorizações necessárias para a execução da obra.
“Em relação à ligação entre Brusque e Guabiruba, é importante destacar que as cidades são praticamente conurbadas, o que gera um intenso fluxo diário de pessoas que residem em um município e trabalham no outro. Esse novo acesso será fundamental para desafogar o tráfego na Rua General Osório, permitindo que os motoristas se conectem diretamente à Nova Beira Rio, nas imediações da empresa Irmãos Fischer”, comentou o prefeito André Vechi.
“Essa iniciativa é fruto de uma forte parceria com o prefeito Zirke, de Guabiruba. Para evitar a burocracia de um consórcio formal, optamos por um acordo de cooperação técnica e financeira, enquanto Brusque custeia o projeto do novo acesso, Guabiruba assume o projeto de uma nova ponte definitiva, na localidade da Cristalina”, concluiu.



