Melhoria deve diminuir impactos no abastecimento durante obras de drenagem
As obras para implantação de uma nova adutora na avenida Primeiro de Maio vão iniciar nesta noite de terça-feira (3). Os trabalhos serão executados no período noturno, das 20h às 4h. Para realização dos serviços será necessário interromper o trânsito no trecho das escavações, ficando livre apenas para moradores.
Para diminuir os impactos de desabastecimento e melhorar a vazão da água, o Samae de Brusque realizará a ampliação da adutora existente. Com cerca de 1 km de extensão, a nova tubulação de 300 milímetros trará melhorias no fornecimento de água para os bairros Primeiro de Maio, Águas Claras, Ponta Russa e parte do Azambuja.
Atualmente, as obras de macrodrenagem realizadas na avenida Primeiro de Maio têm provocado rompimentos na rede de abastecimento, o que pode afetar o fornecimento de água nessas localidades. “O solo do local é argiloso, barrento e com muitas pedras, o que pode ocasionar desbarrancamentos e, consequentemente, o rompimento da tubulação”, explica o diretor-geral de Operações, Ruan Reis.
Quando ocorrem rompimentos, é necessário interromper o abastecimento para realizar o conserto. “As localidades mais altas podem demorar mais tempo para ter o fornecimento normalizado, como na rua Gustavo Halfpap, por exemplo. Isso ocorre porque é preciso que a pressão e a vazão se restabeleçam primeiro. Com a ampliação dessa tubulação para 300 milímetros, esse tempo de recuperação deverá diminuir consideravelmente”, completa Ruan.
O diretor também reforça o pedido para que a população utilize a água com consciência, evitando desperdícios neste período de obras e possíveis interrupções. “A economia por parte de cada morador é fundamental para que o abastecimento consiga atender todas as famílias da região da melhor forma possível”.



