A Apae de Brusque inicia, em agosto, a execução do projeto “Brincar é Coisa Séria”, uma iniciativa viabilizada por meio do Fundo da Infância e da Adolescência (FIA), na modalidade Chancela. A ação prevê a entrega de 800 kits de brinquedos pedagógicos para crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social, além de palestras, oficinas e orientações voltadas às famílias e profissionais da educação.
Com recursos de quase R$ 300 mil arrecadados junto a empresas parceiras, o projeto busca ampliar o acesso a brinquedos que contribuam para o desenvolvimento cognitivo, motor, sensorial e social das crianças atendidas pela instituição. Os kits serão montados de acordo com as necessidades individuais de cada beneficiado e acompanhados de orientações para que as famílias possam utilizar os materiais como ferramentas de estímulo no ambiente familiar.
Além da distribuição dos brinquedos, o projeto prevê capacitações para profissionais das redes municipal e estadual de ensino, formações para a equipe da Apae e palestras com especialistas sobre desenvolvimento infantil, linguagem, currículo funcional natural e adaptação de brinquedos para crianças com deficiência.
Segundo a direção da Apae, o projeto representa um marco para a instituição por ser o primeiro aprovado na modalidade FIA Chancela, fortalecendo a parceria entre a entidade, o poder público e a iniciativa privada. A expectativa é ampliar as oportunidades de desenvolvimento das crianças atendidas e incentivar a participação das famílias nesse processo.
A orientadora pedagógica e articuladora de Educação Especial da Apae de Brusque, Anelyn Pinheiro, e a diretora da instituição, Rosecler Ceratti Foletto, falaram ao Programa da Hora.
Programa da Hora – Primeiro Bloco
Programa da Hora – Segundo Bloco
