Agenda em Brusque reuniu representantes de entidades e empresários para compartilhar experiências e discutir o fortalecimento da indústria nacional
A presidente do Sindicato das Indústrias do Vestuário de Brusque, Botuverá, Guabiruba e Nova Trento (SINDIVEST), Patrícia Conti, recebeu na manhã desta quarta-feira, 19 de agosto, uma comitiva da Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (FIRJAN), com representantes de entidades e lideranças empresariais ligadas aos setores de vestuário, confecção e calçadista. O encontro foi realizado por iniciativa do Sindivest de Brusque e do SINDVEST de Nova Friburgo e Região, para promover integração, troca de experiências e o debate de estratégias para aumento da competitividade da indústria brasileira.
A primeira parada em Brusque foi com café da manhã e visita técnica na empresa Mensageiro dos Sonhos, onde os visitantes foram recebidos pela presidente Patrícia acompanhada pela empresária Rita Conti e o presidente do SIFITEC, Marcus Schlösser. O vice-presidente regional da FIESC no Vale do Itajaí Mirim Edemar Fischer também prestigiou o encontro. Depois, o grupo seguiu para o SENAI para os participantes conhecerem soluções e iniciativas voltadas ao desenvolvimento da indústria.
Segundo a presidente do SINDIVEST, receber esse momento representa uma oportunidade de apresentar a força da indústria da região sul e estreitar o relacionamento com lideranças de outro importante polo industrial do país.
“Mesmo estando em regiões diferentes, enfrentamos desafios muito semelhantes. Por isso, precisamos nos dar as mãos e fortalecer a indústria brasileira como um todo. Quando a indústria nacional se fortalece, todos ganham. É mais empregabilidade, mais estabilidade financeira para as comunidades onde as empresas estão inseridas e mais oportunidades de negócios”, destaca Patrícia.
Para ela, é um privilégio receber essa comitiva e proporcionar essa conexão. “O Brasil tem dimensões enormes e nem sempre essa aproximação entre sindicatos acontece. Tivemos uma excelente troca e queremos que esse relacionamento continue, compartilhando experiências e buscando oportunidades que possam beneficiar nossas indústrias”, complementa.
O presidente do SINDVEST, Gustavo Marques Moraes, destaca a oportunidade de conhecer de perto práticas adotadas pela indústria catarinense e levar novas referências para as empresas e entidades do Rio de Janeiro.
“Nós, da região Sudeste, enxergamos o Sul do Brasil como uma referência pela organização e pela cultura industrial. Esses intercâmbios são muito valiosos, porque trazem a nossa experiência e, ao mesmo tempo, aprendemos com a realidade daqui. Entendemos que o Sul está à frente em diferentes processos da indústria têxtil e viemos justamente conhecer um pouco mais dessa cultura”, afirma.
Ele ainda comenta que a aproximação pode avançar para uma troca permanente de informações técnicas e experiências relacionadas à produção.
“Queremos que esse laço com o Sindivest de Brusque perdure, com troca de informações técnicas, experiências sobre processos produtivos e aquilo que está dando certo em cada região. Precisamos de uma indústria brasileira forte, e acredito que a união dos sindicatos contribui para isso. Temos que nos ajudar também no processo produtivo, buscando mais competitividade para a indústria nacional diante da concorrência internacional”, completa.
A visita foi realizada com o apoio do Sindicato das Indústrias de Fiação, Tecelagem, Malharia e Tinturaria de Brusque, Botuverá e Guabiruba (SIFITEC), Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (FIESC), por meio da Vice-Presidência Regional do Vale do Itajaí Mirim, e o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI).
“Essa união entre Rio de Janeiro e Santa Catarina tem muito a contribuir, principalmente para o setor têxtil. É importante que eles possam conhecer de perto o que temos aqui, a tecnologia empregada nas nossas empresas e também toda a estrutura do SENAI. É uma oportunidade de mostrar o que Brusque e Santa Catarina produzem, o conhecimento que temos no setor e o quanto podemos contribuir também com outras regiões do país”, ressalta Edemar Fischer.
A comitiva vinda do Rio de Janeiro é formada por 11 representantes da FIRJAN e lideranças empresariais e sindicais dos setores de vestuário, confecção, têxtil e calçadista. Integram o grupo representantes do SINCRONERJ, SINDCON, SINDICALÇADOS, SINDITÊXTIL, SINDVEST, SINDVEST NORTE, SINDICONF, Moda Rio, CIRJ e da própria FIRJAN. A missão em Santa Catarina também contempla a participação da comitiva na FEBRATEX, em Blumenau.

