Com estrutura pré-moldada, novo bloco contará com salas de aula, dança, laboratórios e coordenação de cursos
As obras para a construção do Bloco G da UNIFEBE seguem avançando, e a estrutura, segundo o cronograma de trabalhos, deve ser finalizada no segundo semestre de 2025. No momento, seis diferentes equipes trabalham para formar e equipar a estrutura, que contará com quadras de medidas oficiais, arquibancada para 400 pessoas, academia, vestiários e salas para música, arbitragem, sanitários, vestiários e área de alimentação.
Segundo a reitora da UNIFEBE, professora Rosemari Glatz, a estrutura vai possibilitar a melhoria dos serviços prestados pela instituição, assim como proporcionar maior conforto e comodidade para seus frequentadores. “O Complexo Esportivo é um sonho que vai ganhando forma e que deve complementar o ensino de excelência ofertado pela UNIFEBE, além de concentrar serviços que vão beneficiar a nossa comunidade acadêmica”, afirma.
A prioridade dos trabalhos, conforme o arquiteto e professor da UNIFEBE, Karol Carminatti, é a conclusão dos espaços destinados para as salas, onde serão desenvolvidas as atividades de coordenação e práticas. Na sequência, ele indica que os trabalhos devem focar no Complexo Esportivo, na quadra e no estacionamento no subsolo.
Uma das vantagens que ele vê para o desenvolvimento dos serviços no local foi o modelo adotado. “A obra já está coberta, então isso garante agilidade nos serviços”, afirma. “Podemos entender essa obra em duas partes. Essa primeira se concentra na Academia, posicionada no pavimento térreo. Então, terá a academia, vestiários, recepção. Na área superior, temos salas de aula, sala de dança, coordenação do curso de Educação Física, banheiros e o espaço para refeições dos alunos. Essa etapa já está bem adiantada”, descreve.
Atualmente, o interior do Bloco tem as pinturas, instalação de elétrica e do sistema de climatização, em andamento. Durante o processo, a instalação de esquadrias é finalizada e a expectativa é que, em breve, seja possível iniciar o acabamento dos banheiros, com colocação de divisórias, granitos, louças e metais. “Nossa intenção é deixá-la funcionar o mais breve possível”, afirma. “A obra está correndo bem e correndo conforme programado”.
Quadras oficiais
O andamento também é avaliado de forma satisfatória pelo supervisor de Manutenção, Ednei Leoni. “Essas etapas estão, eu diria, uns 70%. Estamos indo para a parte de acabamentos e essa instalação mais fina. Estamos, praticamente, finalizando a parte de estrutura e iniciando o acabamento”, projeta.
Ele ressalta que, com o avanço da etapa da obra, os trabalhos se voltam para as demandas específicas das quadras esportivas. Ainda sem o piso, que contará com tecnologia para absorver melhor o impacto, o espaço seguirá medidas oficiais e passa pela etapa de fechamento de perímetro. Ele ainda deve receber reboco e ter as arquibancadas finalizadas.
