A Polícia Militar de Brusque celebrou na manhã desta sexta-feira, 23 de maio os 16 anos de implantação do 18º Batalhão de Polícia Militar (BPM). Em cerimônia realizada na sede da corporação, o Tenente-Coronel Pedro Machado Júnior, comandante do 18º BPM, destacou o trabalho essencial dos policiais que atuam diariamente nas ruas da região.
“Hoje é um dia especial para o 18º Batalhão: estamos comemorando 16 anos de serviços prestados à nossa comunidade. Esse evento é uma oportunidade para homenagear os nossos policiais, especialmente aqueles que estão na linha de frente, nas viaturas, trabalhando sem parar, enfrentando condições adversas, como frio e chuva, para garantir a segurança da comunidade”, afirmou o Tenente-Coronel.
A solenidade não marcou apenas o aniversário do batalhão, mas também o encerramento do Curso de Ações Integradas de Defesa. Esta capacitação reuniu policiais militares de diversas partes do Brasil, incluindo Rio Grande do Sul e Paraná, além de membros de outros órgãos de segurança como a Polícia Civil, Polícia Penal, Polícia Federal e Exército Aeronáutico.

O principal objetivo do curso foi preparar as forças de segurança para enfrentar ocorrências de alta complexidade, como tomadas de cidades e ações contra indivíduos bem armados e altamente preparados. “O curso de Ações Integradas de Defesa foi um marco para o treinamento de nossas forças de segurança. Agora, nossos policiais estão mais preparados para planejar e executar ações em ocorrências complexas. Isso é fundamental para a segurança da nossa população”, ressaltou Pedro Machado Júnior.

O Tenente-Coronel enfatizou que a Polícia Militar de Brusque está pronta para lidar com uma vasta gama de situações, desde pequenas ocorrências diárias até eventos graves como resgates de reféns ou confrontos com criminosos fortemente armados. Ele reforçou a importância do treinamento contínuo e da união entre os diferentes órgãos de segurança para garantir uma resposta eficaz a qualquer situação de risco.

A celebração dos 16 anos do batalhão e a conclusão do curso de capacitação contaram com a participação do subcomandante-geral da Polícia Militar de Santa Catarina, Jofrei dos Santos da Silva, que também se pronunciou sobre a relevância da data e do preparo das tropas.
“16 anos com o batalhão instalado como batalhão na cidade, mas anteriormente nós já tivemos uma companhia comandada por grandes oficiais da corporação e até mesmo tivemos a condição de pelotão há algum tempo atrás. E é sempre uma grande alegria a gente poder cumprimentar o nosso efetivo em razão do aniversário e poder comemorar o aniversário. uma solenidade, uma cerimônia como essa traz à mesa várias pessoas, várias personalidades que representam o município de Brusque, Gaspar e região, esse é um trabalho que hoje está sendo consolidado pela presença do tenente coronel Pedro, que tem feito um trabalho que realmente nos traz a amostra no comando geral através dos números de um excelente desempenho e que nós estamos aqui justamente para ratificar esse trabalho que está sendo realizado até aqui. Santa Catarina tem os melhores números no que diz respeito à segurança pública do Brasil e nada mais justo do que esse reconhecimento, essa valorização aos policiais.”
