O Jornalismo diplomata conversou com Rodrigo Araújo, diretor administrativo financeiro da ZEN, para o momento empresarial do Jornal da Diplomata
A ZEN, indústria brasileira com presença global, celebrou na terça-feira, 20 de maio, o início das operações de seu novo parque fabril. Este marco representa um passo estratégico dentro do ciclo de investimentos de R$ 150 milhões da empresa.
A cerimônia, que também celebrou os 65 anos da ZEN, contou com a presença de convidados que puderam conhecer de perto a nova estrutura. O projeto é resultado de dois anos de planejamento e um ano de obras, promovendo mais agilidade, segurança, rastreabilidade e qualidade na produção.

A expansão foca na verticalização da produção, internalizando etapas como a transformação do fio-máquina em arame, que antes era terceirizada. Além do crescimento produtivo, a ZEN aposta na solidez de sua estrutura de governança como fator-chave para sua longevidade.

Fundada em 1960, a ZEN é uma referência em soluções de alta performance para o setor de mobilidade. A empresa exporta para mais de 70 países nos cinco continentes, fornecendo impulsores de partida, polias, tensores, kits de distribuição, motores de partida, alternadores e rolamentos para os mercados OEM e aftermarket.
Reconhecida internacionalmente pela excelência operacional e práticas Lean, a ZEN já recebeu prêmios como o Global Kaizen Award. A empresa também mantém certificações importantes como ISO 9001, IATF 16949 e ISO 14001, reafirmando seu compromisso com a qualidade, sustentabilidade e gestão responsável.

Com quase mil colaboradores e uma produção anual que ultrapassa 15 milhões de componentes, a ZEN continua a investir no futuro da mobilidade global, aliando inovação, eficiência e responsabilidade ambiental.

Entrevista Exclusiva com Rodrigo Araújo
O Jornalismo Diplomata esteve presente no evento e conversou com Rodrigo Araújo, diretor administrativo financeiro da ZEN.
Em entrevista exclusiva, Rodrigo Araújo abordou as conquistas e desafios enfrentados pela empresa nos últimos anos. Ele também comentou o atual momento do país no que diz respeito à economia e a outros setores.
Acompanhe a entrevista completa repercutida neste sábado, 24 de maio no quadro momento empresarial do Jornal da Diplomata.