Um adolescente invadiu a Escola Municipal Maria Nascimento Giacomazzi, no Centro de Estação, na Região Norte do Rio Grande do Sul, e feriu três crianças e uma professora com golpes de faca por volta das 10h desta terça-feira, 08. Um menino foi encaminhado para atendimento médico, mas não resistiu e teve a morte confirmada, segundo o prefeito Geverson Zimmermann.

De acordo com a Brigada Militar, o adolescente era conhecido de professores e equipes que trabalhavam na escola e chegou ao local afirmando que iria entregar um currículo. Após entrar, pediu para ir ao banheiro e invadiu uma sala do terceiro ano do ensino fundamental, onde atacou as crianças.
Um menino de nove anos morreu e uma menina de oito ficou ferida. Além disso, uma professora, de 34 anos, foi atingida ao tentar intervir no ataque. Tanto a docente quanto a criança ferida estão em estado estável.
A criança que morreu foi atingida nas costas dentro de uma sala de aula, segundo a Polícia Civil. A vítima foi identificada como Vitor André Kungel Gambirazi, 9 anos.
A instituição de ensino tem 152 alunos. As aulas estão suspensas em toda a rede municipal por tempo indeterminado.
Estação tem 5,5 mil habitantes, de acordo com dados do Censo.

Adolescente que invadiu a escola foi apreendido
O adolescente foi imobilizado pela população e apreendido pela polícia minutos após a ação. Ele tem 16 anos, conforme a Brigada Militar (BM).
O caso é investigado pela Polícia Civil. O adolescente foi conduzido até a Delegacia de Polícia de Getúlio Vargas. Ele é morador do município e não possui antecedentes.
As motivações do ataque serão apuradas e devem ser esclarecidas. O adolescente fazia acompanhamento psiquiátrico havia mais de um ano.
Vídeo: Sérgio Guimarães