Nesta semana, a Confederação Brasileira de Ciclismo (CBC), por meio do Departamento de Alto Rendimento, divulgou a relação dos atletas convocados para o Campeonato Mundial de BMX Racing 2025.
A competição será realizada em Copenhague, na Dinamarca, entre os dias 28 de julho e 3 de agosto, com provas das categorias Challenge e Masters. Já nos dias 2 e 3 de agosto, acontecem as disputas das categorias de Campeonato — Elite, Sub-23 e Júnior, nas modalidades masculina e feminina.

Entre os convocados pela CBC estão dois atletas de Brusque que integram o programa Bolsa-Atleta municipal: Lucas Moresco Zimmermann e Guilherme Ribeiro. Ambos vêm se destacando em competições recentes, principalmente em eventos nacionais e internacionais, o que garantiu a convocação com base em suas performances expressivas.
No Campeonato Mundial de BMX Racing 2025, Lucas Moresco Zimmermann disputará na categoria Sub-23 Masculino, enquanto Guilherme Ribeiro competirá na categoria Elite Men. Ambos chegam à competição com grandes chances de conquistar medalhas para o Brasil, elevando o nome de Brusque no cenário mundial do BMX Racing.

Lucas Moresco, tricampeão do campeonato pan-americano e octacampeão brasileiro, relembra quando iniciou no esporte há 13 anos e destaca a importância do Bolsa-Atleta. “Lembro-me de quando ingressei no esporte em 2012, na pista municipal que havia no pavilhão da Fenarreco na época. Quero destacar como a Bolsa-Atleta é importante e como ela nos ajuda a custear as despesas. Esse projeto é de suma importância para manter o esporte vivo, principalmente em nosso município”.
Já Guilherme Ribeiro, que foi octacampeão brasileiro em 2023 na elite, e carregada outras conquistas, com a 6ª colocação no campeonato mundial e medalhista de bronze do campeonato pan-americano, ressalta sua preparação. “Estou muito contente e nos preparamos bastante para essa competição. Este é o quarto ano consecutivo em que sou convocado para a Seleção Brasileira. É a competição mais esperada do ano, e estou grato pela oportunidade de representar o Brasil”.
O investimento do governo municipal reforça o impacto positivo do programa Bolsa-Atleta de Brusque, que tem contribuído significativamente para o desenvolvimento esportivo na cidade. O programa tem revelado e apoiado talentos que hoje ganham projeção nacional e internacional.
“Brusque tem orgulho de ser a cidade onde grandes atletas estão sendo formados. A convocação do Lucas e do Guilherme para o Mundial de BMX Racing é mais uma prova de que o investimento público no esporte dá resultado e transforma vidas”, pontua o prefeito de Brusque, André Vechi. “O programa Bolsa-Atleta é uma iniciativa importante da nossa gestão no incentivo à formação e permanência de atletas de alto rendimento. Através dele, conseguimos oferecer suporte financeiro, visibilidade e reconhecimento aos nossos talentos”, conclui.

Texto: SECOM – Prefeitura de Brusque