A Polícia Científica de Santa Catarina implementou melhorias no processo de emissão da Carteira de Identidade Nacional (CIN), com aumento na capacidade de atendimento e redução no tempo de espera da população. O número de vagas ofertadas diariamente foi ampliado de 4.000 para 5.000 em todo o estado. Com a adoção de um novo sistema, o tempo médio de atendimento foi reduzido, permitindo a abertura de mais horários para agendamento.
A ampliação refletiu de forma significativa na redução nas dificuldades relatadas anteriormente por cidadãos, principalmente quanto a indisponibilidade de horários para agendamento em determinadas unidades. Atualmente, há vagas disponíveis em praticamente todos os postos de emissão do estado.
A Carteira de Identidade Nacional (CIN) adota o número do CPF como identificador único em todo o país, substituindo o antigo número do RG. Seu processo de emissão é mais complexo, pois envolve a integração com a base de dados da Receita Federal. Os documentos apresentados devem estar atualizados, legíveis e sem rasuras. Para pessoas solteiras, é exigida a certidão de nascimento; para os demais casos, a certidão de casamento com as averbações correspondentes. Também é necessário apresentar CPF e endereço residencial.
A integração dos sistemas em nível nacional contribui para o combate a fraudes e auxilia na localização de pessoas desaparecidas, por meio da troca de informações entre os bancos de dados estaduais e federais.
O agendamento deve ser feito preferencialmente pelo site www.policiacientifica.sc.gov.br. Novas vagas são liberadas diariamente, sempre ao meio-dia, com possibilidade de agendamento para até oito dias à frente.
Outra novidade já disponível é a funcionalidade de consulta ao status da CIN, no próprio site da Polícia Científica. Agora, o cidadão pode verificar em tempo real se o documento foi recebido, está em processamento, em trânsito ou pronto para retirada.
