Atleta do BMX Racing representará o país no Pan-Americano Júnior, que será realizado em terras paraguaias
A Confederação Brasileira de Ciclismo (CBC), por meio do Departamento de Alto Rendimento, divulgou nesta semana os atletas convocados para os Jogos Pan-Americanos Júnior, que acontecem entre os dias 9 e 23 de agosto, em Assunção, no Paraguai. Entre os nomes confirmados está o brusquense Lucas Moresco Zimmermann, de 19 anos, que representará o Brasil na modalidade Ciclismo BMX Racing.
O jovem talento, integrante do programa Bolsa Atleta de Brusque, foi o único atleta masculino convocado pelo Brasil para o BMX Racing. A competição reúne atletas de até 23 anos e terá presença do Time Brasil comandado pelo Comitê Olímpico Brasileiro (COB), com cerca de 600 integrantes, dos quais 380 são atletas, distribuídos em 39 modalidades esportivas.
Além da convocação para o Pan Júnior, Lucas também já havia sido chamado para disputar o Campeonato Mundial de BMX Racing 2025, na categoria Sub-23. O evento acontecerá entre os dias 28 de julho e 3 de agosto, em Copenhague, na Dinamarca, o que fará de agosto um mês intenso na agenda do atleta.
“Fico muito feliz por poder participar dos Jogos Pan-Americanos Júnior. Será minha primeira vez numa competição multidisciplinar representando o Time Brasil, o que é uma honra para mim”, comemora o atleta. “Essa temporada vem sendo muito dura. Já competimos na Copa do Mundo e no Pan-Americano, e acredito que todo esse embalo vai me ajudar a buscar uma medalha para Brusque”, conclui.
Carreira promissora e treinos internacionais
Lucas compete no BMX desde os seis anos e tem um currículo de destaque: são seis títulos nacionais e três pan-americanos nas categorias amadoras, além de três títulos brasileiros consecutivos na categoria profissional. Acostumado ao alto rendimento, o ciclista é presença frequente em competições internacionais.
Desde 2024, ele é treinado pelo francês Thomas Allier, técnico renomado no cenário mundial do BMX. Allier já comandou o brusquense em duas edições do Campeonato Europeu e em quatro etapas da Copa do Mundo, além de ser responsável pela formação de atletas de elite, incluindo o atual campeão olímpico de Paris 2024, Joris Daudet.
Com uma trajetória sólida, apoio técnico qualificado e cada vez mais presença em eventos globais, Lucas Moresco Zimmermann desponta como um dos principais nomes do ciclismo brasileiro na nova geração.
