13 C
Brusque
quarta-feira, julho 30, 2025
InícioNotíciasSaúdeMoradores dos bairros Planalto, Santa Rita e Maluche já podem retirar canetas...

Moradores dos bairros Planalto, Santa Rita e Maluche já podem retirar canetas de insulina reutilizáveis do SUS

Data:

Publicidade

spot_img
spot_img

Nesta semana, os próximos a receber o novo modelo de canelas de insulina reutilizáveis são os moradores dos bairros Planalto, Santa Rita e Maluche, que devem retirar os equipamentos na Farmácia Básica Municipal, localizada na Rua Prefeito Germano Schaeffer, 66, no Centro I, ou na UBS de seu bairro. 

Cada paciente terá direito a uma caneta para cada tipo de insulina prescrita. Para o recebimento, será necessário assinar um termo de responsabilidade, considerando que o equipamento é de uso prolongado.

A Secretaria Municipal de Saúde iniciou, neste mês, a transição para um novo modelo de aplicação de insulina no Sistema Único de Saúde (SUS). A partir de agora, os pacientes que fazem uso de insulina humana NPH e insulina humana regular por meio de canetas passarão a receber um novo dispositivo: a caneta reutilizável com refis, que substituirá, de forma gradual, as canetas descartáveis. A medida é voltada a pacientes com idades entre 0 e 19 anos, além dos maiores de 45 anos.

“O Planalto recebe na segunda-feira, dia 28 de julho; Santa Rita, na terça-feira, dia 29; e Maluche, na quarta-feira, dia 30. Então, a partir do recebimento desses insumos, os pacientes dessas unidades que anteriormente buscavam o material na Farmácia Básica já podem retirá-lo na unidade de saúde do bairro onde residem”, explica a diretora de Atenção Farmacêutica, Patrícia Bernardi Sassi

As insulinas distribuídas pelo SUS são adquiridas pelo Ministério da Saúde, que fornece aos estados e municípios tanto a apresentação em frasco quanto em caneta. Até agora, os usuários recebiam canetas descartáveis, que eram descartadas após o término da insulina. Com a mudança, os pacientes receberão uma única caneta reutilizável, com validade de até três anos, e passarão a retirar apenas os refis.

A implantação dessa mudança será feita de forma progressiva. Durante o período de transição, previsto para durar três meses, as unidades de saúde continuarão recebendo e distribuindo tanto as canetas descartáveis quanto as reutilizáveis. Porém, a partir de setembro, o Ministério da Saúde enviará apenas os refis para o novo modelo.

O objetivo é garantir que os pacientes compreendam o funcionamento do novo dispositivo, saibam utilizá-lo corretamente e estejam atentos aos cuidados necessários no armazenamento e aplicação. O uso incorreto da insulina pode comprometer a eficácia do tratamento e causar complicações, como episódios de hiperglicemia e até hospitalizações.

Foto: divulgação/Prefeitura de Brusque

*Fonte: SECOM Brusque

Publicidade
WhatsApp chat