16.3 C
Brusque
sexta-feira, agosto 15, 2025
InícioNotíciasEconomiaCiências contábeis UNIFEBE é premiada no seminário regional de cidadania fiscal

Ciências contábeis UNIFEBE é premiada no seminário regional de cidadania fiscal

Data:

Publicidade

spot_img
spot_img

O curso de Ciências Contábeis da UNIFEBE foi premiado pela Receita Federal nesta terça-feira (12), durante o Seminário Regional de Cidadania Fiscal, realizado em Foz do Iguaçu, no Paraná. A instituição recebeu a medalha e o certificado na Categoria Prata, destinada aos Núcleos de Apoio Contábil e Fiscal – NAF que realizaram 250 ou mais assistências no ano de 2024, figurando entre as 31ª e 150ª colocações no ranking nacional.

Com 858 atendimentos realizados em 2024, o NAF UNIFEBE conquistou o 3.º lugar da 9.ª Região Fiscal, que abrange os estados do Paraná e Santa Catarina, e a 34.ª posição no ranking nacional. A premiação foi celebrada pelo coordenador do curso, professor Tonico Schlindwein. “Essa conquista é motivo de grande orgulho para o Curso de Ciências Contábeis da UNIFEBE, pois evidencia a relevância do convênio com a Receita Federal e o excelente trabalho realizado. Um resultado alcançado graças ao empenho dos nossos professores e, principalmente, à dedicação dos nossos acadêmicos, que têm realizado um trabalho exemplar de apoio à comunidade”, comentou o professor.

Por meio do NAF, o curso realiza o Declare Certo, projeto de extensão desenvolvido anualmente entre os meses de março e maio. Com o suporte dos professores, os acadêmicos de Ciências Contábeis auxiliam a população sobre o IRPF, desde o preenchimento, documentação necessária e como realizar a declaração corretamente. Além dos atendimentos presenciais no campus Santa Terezinha, o Declare Certo ocorre na praça Barão de Schneeburg, no Centro de Brusque.

“Mais do que reconhecer as ações do NAF UNIFEBE, a premiação valida o trabalho sério e comprometido desenvolvido pelos nossos alunos e professores em prol dos cidadãos. Que ela sirva de inspiração para continuarmos e avançarmos cada vez mais”, parabenizou o pró-reitor de Graduação da UNIFEBE, professor Sidnei Gripa.

No evento, voltado à 9.ª região Fiscal, que abrange os estados do Paraná e Santa Catarina, além da premiação a instituição conheceu as experiências de outros NAFs em nível nacional e voltou para Brusque com possibilidades de ampliação das ações de Cidadania Fiscal, inclusive envolvendo outros cursos da instituição.

“Um exemplo é o trabalho de conscientização fiscal que pode ser realizado junto ao ensino fundamental e médio, por meio de dinâmicas e atividades interativas, com a participação dos cursos de Pedagogia e Educação Física”, complementa o professor.

Núcleo de Apoio Contábil e Fiscal da UNIFEBE

O NAF é fruto de um convênio de cooperação entre a universidade e a Receita Federal, firmado em agosto de 2017, quando a professora Rosemari Glatz, reitora da UNIFEBE, ainda era a chefe da Receita Federal em Brusque, com o intuito de aproximar a Receita Federal da comunidade e promover formação prática aos estudantes da universidade. O NAF Brusque foi o primeiro da Delegacia da Receita Federal de Blumenau (DRF) a ser implantado na região que abrange 47 municípios, desde Major Gercino até o Alto Vale catarinense.

Publicidade
WhatsApp chat