O Corpo de Bombeiros foi acionado, por volta das 13h49 desta quinta-feira, 21, para realizar o manejo de um enxame de abelha. A ocorrência teve um cenário incomum, conforme a 3ª Companhia de Bombeiros Militares de Brusque.
Foi constatada a presença de um enxame transitório de abelhas, que de forma incomum, “escolheu temporariamente um veículo estacionado na região central, estacionamento das Lojas Havan, como ponto de repouso”.
Conforme o relato, as abelhas, em sua migração natural, frequentemente formam enxames transitórios enquanto buscam um novo local para estabelecer uma colmeia permanente. Esse comportamento é comum e indica que as abelhas estão simplesmente descansando antes de seguir viagem.
No local, a equipe optou por métodos não invasivos e respeitosos para dispersar o enxame, priorizando a segurança tanto da população quanto desses importantes polinizadores, essenciais para nosso ecossistema.

O Corpo de Bombeiros nessa ocorrência efetuou:
– Monitoramento contínuo até que o enxame se dispersasse naturalmente;
– Solicitação ao motorista para que de forma calma e suave retirasse o veículo do local e fosse dispersando as abelhas pelo caminho;
– Enquanto isso uma pequena parte do enxame se posicionou em um outro veículo, Honda Civic, que estava ao lado do primeiro veículo infestado;
– Com uso de técnicas de dissuasão suave e delimitação segura do perímetro, foi retirado essa parte restante do enxame do segundo veículo;
– Não foi necessário acionamento de apicultor local parceiro para auxiliar na realocação pacífica do enxame, haja vista que a maior parte do enxame se dispersou ao longo da estrada que o primeiro veículo infestado percorreu.
– Lembra-se que, embora geralmente não sejam agressivas quando em enxame transitório, elas podem se defender se se sentirem ameaçadas.
O Corpo de Bombeiros reforça nosso compromisso com uma gestão harmoniosa entre a comunidade urbana e a vida silvestre.