A professora Leilane Marcos, coordenadora do curso de fisioterapia da UNIFEBE falou ao Jornal da Diplomata na manhã desta quarta-feira,27. Em destaque, as atividades da Clínica Escola e Serviços de Fisioterapia.
A Clínica Escola e Serviços de Fisioterapia da UNIFEBE foi oficialmente entregue à comunidade acadêmica na quarta-feira passada dia(20). O evento, realizado no Bloco H, reuniu a gestão superior da instituição, professores, estudantes e autoridades da área.
O espaço, que será utilizado pelos acadêmicos do curso para o desenvolvimento de habilidades e competências práticas, é mais um instrumento de atuação da universidade em prol da comunidade. Com 245 m², o projeto preza pelo contato humanizado entre os estudantes e os pacientes.
Ao todo, sete consultórios equipados com tatame e maca possibilitarão que os acadêmicos apliquem seus conhecimentos, disponibilizando atendimentos gratuitos à população. A Clínica conta também com um consultório pediátrico voltado para as diferentes faixas etárias e necessidades específicas de cada criança atendida.

Integrando tecnologia aos serviços oferecidos, a Clínica possui um espaço exclusivo de eletroterapia e um ginásio completo, com esteiras, bicicletas, tatames e áreas destinadas a percursos terapêuticos, possibilitando tratamentos integrados, voltados ao bem-estar e à reabilitação dos pacientes. Um dos diferenciais do ambiente é a sala de reabilitação virtual, com possibilidades terapêuticas com o uso de recursos tecnológicos de última geração.
“Entregar um espaço como esse é plantar sementes de excelência profissional e cuidado humano. A Clínica Escola nasce com o propósito de unir ensino, serviço e comunidade. Ela oportuniza aprendizados profundos, novas vivências e, acima de tudo, fortalece o vínculo entre a universidade e o sistema de saúde local, colaborando diretamente para a ampliação do acesso à fisioterapia”, enfatizou a coordenadora do curso, a professora Leilane Marcos.
Durante a cerimônia de inauguração, Adriano Slongo, representante do Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional da 10.ª Região – Crefito, destacou o papel das clínicas-escolas no desenvolvimento de profissionais mais humanos e comprometidos com a sociedade. “Por meio da Clínica Escola a universidade oferece à comunidade um acolhimento que, muitas vezes, o poder público da região não consegue suprir. Junto às ações de extensão, esses atendimentos fazem a diferença no desenvolvimento da sociedade como um todo”, avaliou.

*Atendimentos*
A Clínica Escola e Serviços em Fisioterapia da UNIFEBE iniciou o atendimento à comunidade em fevereiro de 2025. Os serviços integram o convênio firmado entre a instituição e a Secretaria de Saúde de Brusque, sendo realizados pelos acadêmicos, sob supervisão de professores, durante o estágio obrigatório do curso. Os casos são encaminhados à Clínica pela Secretaria Municipal de Saúde e envolvem questões relacionadas à ortopedia, à traumatologia e à reumatologia.