O Registro de Candidatura do preito de Botuverá, Victor Wietcowsky e do vice-prefeito, Kaioran Paulini, (PP), está na pauta de julgamentos do Tribunal Superior Eleitora, TSE.
O caso se desenrola desde o resultado das urnas, e antes do processo eleitoral, diante de um cenário político conturbado na política botuveraense. A coligação adversária entrou com pedido de “Impugnação ao Registro de Candidatura”, diante das alegações de irregularidades envolvendo prazo para o registro. O impasse adentrou na esfera máxima Corte eleitoral no mês de outubro de 2024, com uma série de tramitações envolvendo as peças do processo. Vencidas as fases jurídicas e burocráticas diante das regulamentações eleitorais, o caso entrou para o plenário de votação dos ministros do TSE, que votam de forma gradativa e em modo digital, sem a necessidade de uma sessão ordinária.
Sendo assim, ministro relator, Floriano Marques, apresentou ao ministro sua leitura do caso e votou contra à favor da anulação da candidatura. Nesta sexta-feira, 05, o ministro André Mendonça acompanhou o relator. Em resumo, o placar é de dois votos à favor da cassação de mandato. Ainda faltam votar cinco ministros, que tem prazo até o dia 11 de setembro para declaração de voto.