Município estreia como sede principal da competição, recebendo milhares de atletas e fortalecendo esporte, turismo e economia
A Olimpíada Estudantil Catarinense (Olesc) 2025 já entrou para a história com mais de 10 mil jovens atletas inscritos, representando 137 municípios e acompanhados de 4 mil dirigentes. A competição é uma das mais importantes do calendário da Fesporte (Fundação Catarinense de Esporte), principalmente por sua importância como porta de entrada para o alto rendimento esportivo em Santa Catarina. Para muitos atletas, é a chance de disputar em alto nível e projetar o futuro dentro do esporte catarinense.
Mais do que medalhas, a Olesc representa investimento na formação esportiva de base, sendo um divisor de águas na vida de muitos atletas, dando visibilidade e projetando jovens que poderão defender Santa Catarina em competições nacionais e internacionais.
No ano passado, a fase estadual foi sediada em Pinhalzinho, Saudades e Maravilha, no Extremo-Oeste. Agora, Brusque recebe a competição pela primeira vez, refletindo a rotatividade democrática das sedes promovida pela Fesporte.
A fase estadual da Olesc 2025 será realizada de 28 de outubro a 8 de novembro e Brusque será a sede principal, recebendo a maior parte das disputas e tornando-se o centro da competição pela primeira vez em sua história. Outras cidades do Vale do Itajaí também receberão algumas modalidades do jogos, fortalecendo a região como o lugar do esporte em Santa Catarina.
Com jovens vindos de todas as regiões do estado, a Olesc 2025 em Brusque será palco de emoções, descobertas e grandes histórias, além de deixar um legado esportivo, turístico e econômico para o município e toda a região do Vale do Itajaí.
Brusque, palco inédito da Olesc
A cidade, que respira esporte e já tem tradição em receber grandes eventos, se prepara para acolher milhares de jovens talentos e oferecer a estrutura necessária para a disputa de diversas modalidades.
Recentemente, uma equipe técnica da Fesporte esteve em Brusque para vistoriar ginásios, campos, alojamentos e escolas que servirão de apoio ao evento.
“Brusque tem tradição esportiva e sempre mostrou grande capacidade de organização. A vinda da Olesc para cá é um marco e uma oportunidade de valorizar os jovens atletas, além de fortalecer a identidade esportiva da cidade”, destacou o superintendente do esporte de Brusque, da Fundação Municipal de Esportes (FME), Luiz Paulo de Souza.
Economia e turismo
Além do impacto esportivo, a competição deverá aquecer a economia local de forma significativa. A presença de mais de 10 mil atletas e de mais de 15 mil pessoas no total, entre familiares, dirigentes e visitantes, promete movimentar hotéis, restaurantes, transportes e o comércio em geral.
Com base em estimativas, o impacto econômico pode ultrapassar R$ 1 milhão em hospedagem, alimentação, transporte e comércio durante os dias de evento. A movimentação também projeta Brusque e cidades vizinhas no turismo esportivo estadual.
