A partir desta quarta-feira (1º) , o Pix tem uma nova ferramenta. É o botão de contestação, que permite ao usuário – nos casos de fraude, golpe ou coerção – acionar esse mecanismo especial de devolução, por meio do aplicativo bancário. Mas atenção, o botão de contestação não vale para casos de erro ou arrependimento.
Segundo o Banco Central, o objetivo dessa funcionalidade é facilitar a contestação de uma transação via Pix, que será feita de forma totalmente digital, sem a necessidade de falar com um atendente, e aumentar a velocidade de bloqueio dos valores na conta do golpista, o que facilita a devolução.

Vai funcionar assim: ao contestar o Pix, a informação é repassada para o banco do criminoso, que deverá bloquear os recursos em sua conta imediatamente.
Depois do bloqueio, ambos os bancos têm até sete dias para analisar a contestação. Se concordarem que se trata de um golpe, a devolução é efetuada diretamente para a conta da vítima.
O prazo para essa devolução é de até 11 dias após a contestação. O Banco Central informa que valores parciais também podem ser bloqueados.