As recentes mudanças no trânsito de Brusque, especialmente na Avenida Primeiro de Mai, que segue em obras, e na região do Jardim Maluche, após a abertura do novo trecho da Beira Rio ligando ao Bairro Rio Branco, têm gerado reclamações de motoristas e moradores nos últimos dias.

Na Avenida Primeiro de Maio, o principal problema relatado pelos usuários ocorre nos horários de pico. Entre 7h e 9h, o trânsito tem preferência no sentido Bairro–Centro, e a partir das 17h, no sentido contrário. No entanto, segundo relatos, o sistema de “pare e siga” não conta com a presença de agentes para controlar o tempo nesses períodos, o que vem causando congestionamentos e confusão no tráfego.
Além disso, foram observadas máquinas e funcionários trabalhando no local durante o dia, o que aumentou a lentidão. Em resposta, a Prefeitura de Brusque informou que a movimentação se deve a uma tubulação rompida, que precisou ser consertada.
Sobre a ausência de profissionais para controlar o fluxo de veículos nos horários determinados, a administração municipal esclareceu que a responsabilidade é da empresa executora da obra. A reportagem tentou contato com a empresa, mas não obteve retorno até o fechamento desta matéria.
Já no Jardim Maluche, as recentes alterações nas duas rotatórias também têm sido alvo de críticas por parte da população.
O secretário de Trânsito e Mobilidade Urbana de Brusque, Emerson Andrade em entrevista ao Jornal da Diplomata na manhã desta quinta-feira, 13 de novembro de 2025, voltou a comentar as mudanças e explicou detalhes sobre o planejamento e os ajustes que ainda estão sendo feitos.
Acompanhe a entrevista completa repercutida no Jornal da Diplomata.


