O Brusque FC apresentou oficialmente, na manhã desta quarta-feira, 19 de novembro, o técnico Higo Magalhães, durante coletiva realizada no Hotel Estação 101. Ao lado do treinador, também foram anunciados os auxiliares Warley, ex-zagueiro, Leonardo Bassotto, além de Rafael Santiago, que passa a atuar como auxiliar permanente da comissão. O gerente de futebol, Pedro Costa, também esteve presente no evento.
Aos 43 anos, Higo chega ao Brusque já envolvido na formação do elenco para a temporada 2026, em conjunto com a diretoria. Durante a apresentação, o treinador destacou o desafio do mercado e a busca por reforços dentro da realidade financeira do clube.
“Estamos trabalhando de forma muito intensa, respeitando o limite financeiro. Brigamos para contratar jogadores de uma prateleira acima, de nível Série B, e, às vezes, precisamos esperar um tempo maior. Não é fácil, porque o mercado está inflacionado, mas creio que teremos um time competitivo”, afirmou.
Ele ressaltou que o projeto esportivo do Brusque pode ser decisivo na escolha dos atletas:
“Talvez a gente não consiga competir na parte financeira, mas vamos compensar com o projeto. Isso, hoje, é muito importante para os atletas.”
Estilo de jogo e identidade da equipe
Higo destacou que não trabalha com um sistema tático engessado e que o torcedor pode esperar uma equipe dinâmica e adaptável.
“Gosto de um time vivo, competitivo. Vocês vão ver um time estratégico para cada jogo. Dependendo do que o jogo nos oferta, uma equipe com bloco baixo ou bloco alto, sempre com a estratégia para vencer. Tenho certeza de que será um time compenetrado”, garantiu.
Expectativas para o Campeonato Catarinense 2026
O técnico comentou sobre a força e a competitividade do Campeonato Catarinense, que em 2026 terá um novo formato, com dois grupos de seis equipes.
“Qualquer time pode ganhar. A gente viu o Camboriú sendo vice em 2022 e o Santa Catarina chegando ao terceiro lugar em 2025”, lembrou.
A meta do Brusque é clara:
“Vamos tentar dar um passo a mais. Todas as equipes querem uma vaga na Copa do Brasil, que potencializa a saúde financeira dos clubes. Na próxima temporada não estaremos na disputa, e vamos em busca da vaga.”
O Brusque está no grupo ao lado de Avaí, Camboriú, Concórdia, Marcílio Dias e Joinville.
Elenco e planejamento para 2026
A reapresentação do elenco ocorreu nesta quinta-feira (20), com 17 jogadores remanescentes da temporada 2025. Segundo o gerente de futebol Pedro Costa, mais dois ou três reforços devem ser anunciados nos próximos dias.
Higo enfatizou a importância de construir uma base consistente no estadual, projetando a disputa da Série C, que começa em abril.
“A montagem do elenco na pré-temporada é fundamental para sinalizar o que será construído ao longo do ano. O ideal é começar a Série C com 11 atletas que iniciaram a temporada conosco. Temos que ter cautela para minimizar os erros”, explicou.
O treinador reforçou ainda que os atletas das categorias de base terão espaço:
“Faço isso em todos os clubes que passo. Atletas da base participam dos treinamentos para que tenhamos oportunidade de conhecê-los. Depois, cabe a eles demonstrarem sua capacidade. Quanto mais entregarem, mais terão oportunidade.”
Ele concluiu dizendo que se realiza ao ver jovens desenvolvidos por sua equipe alcançando sucesso:
“Ficamos felizes em ver atletas que ajudamos a caminhar tendo sucesso. Quem sabe o próximo não está aqui dentro?”
Pré-temporada oficialmente iniciada
Na tarde desta quinta-feira, 20 de novembro, o Brusque deu início oficial à pré-temporada de 2026. A primeira etapa dos trabalhos aconteceu na Tag Klinik, onde o elenco passou por testes ergométricos fundamentais para mapear a condição física dos jogadores antes da retomada das atividades em campo.
O Quadricolor segue, nos próximos dias, com a programação de avaliações e treinamentos que marcam o início da preparação para mais um ano de desafios.



