Na noite desta terça-feira, 16 de dezembro de 2026, ocorreu a última sessão do ano na Câmara Municipal de Guabiruba. A sessão foi presidida pelo vereador Alexandre Felipe Pereira, do Progressistas, e contou com momentos marcantes. Entre os destaques, foram entregues moções de reconhecimento ao Grupo de Canto da Igreja Adventista, pelo belo trabalho comunitário, e também ao jovem atleta mirim de jiu-jitsu Heitor de apenas 9 anos, que se destacou como vice-campeão mundial na sua modalidade.
Durante a sessão, cada um dos nove vereadores utilizou a tribuna para realizar seus pronunciamentos. O vereador Alexandre Felipe Pereira, presidente da Casa, ressaltou a importância da entrega das moções, que passaram a ser feitas de forma presencial neste ano de 2026, e também destacou a economia histórica do Poder Legislativo. Dos 6% do orçamento municipal destinados à Câmara, apenas 1,6% foram efetivamente utilizados, e desse valor, 250 mil reais foram economizados e retornam ao cofre público municipal.

Outro ponto de destaque foi o pronunciamento do vereador Alfredo Nagel Neto (MDB), que abordou o trabalho da bancada do MDB e também comentou sobre a questão da preservação do sossego no Parque Municipal Érico Vicentini, além de trazer à tona a tradição do Pelznickel, que tem gerado debates nas redes sociais.

ORDEM DO DIA
– Aprovado o Projeto de Lei Ordinária nº 51/2025 do Executivo, que “INSTITUI O SISTEMA MUNICIPAL DO ARTESANATO E DA ECONOMIA CRIATIVA DE GUABIRUBA, ESTABELECE DIRETRIZES PARA SUA VALORIZAÇÃO, FOMENTO, PRESERVAÇÃO, PROTEÇÃO, E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS”.
– Aprovado Requerimento do Vereador ALFRED NAGEL NETO, O Vereador que este subscreve, com amparo regimental, requer ao Chefe do Poder Executivo Municipal, através da Secretaria de Planejamento Urbano e Infraestrutura, para que se digne elaborar um parecer técnico sobre a possibilidade de extensão da rua Clara Schlindwein.
Texto/fotos: Assessoria de Imprensa/ Câmara de Guabiruba


