28.6 C
Brusque
sexta-feira, janeiro 30, 2026
InícioNotíciasEducaçãoCrianças e adolescentes atendidos pelo Cras participam de passeio educativo ao Projeto...

Crianças e adolescentes atendidos pelo Cras participam de passeio educativo ao Projeto Tamar, em Florianópolis

Data:

Publicidade

spot_img
spot_img

Visita uniu aprendizado ambiental, lazer e fortalecimento de sonhos entre participantes do CRAS Limeira

Nos dias 26 e 28 de janeiro, crianças e adolescentes atendidos pelo Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) do Cras do bairro Limeira participaram de um passeio educativo ao Projeto Tamar, em Florianópolis. A atividade proporcionou uma vivência enriquecedora, reunindo aprendizado ambiental, lazer e conscientização sobre a preservação da vida marinha.

No dia 26 de janeiro, o passeio contou com a participação de 20 crianças, enquanto no dia 28 outras 15 crianças integraram a visita. Em ambos os dias, os grupos foram acompanhados por servidores, garantindo organização, segurança e cuidado durante toda a programação.

Referência nacional e internacional em conservação ambiental, o Projeto Tamar (Tartarugas Marinhas) atua desde a década de 1980 na proteção de espécies ameaçadas de extinção e na promoção da educação ambiental. Durante a visita, as crianças e adolescentes puderam conhecer de perto o trabalho desenvolvido pelo projeto e compreender, de forma prática e acessível, a importância da preservação dos oceanos e do meio ambiente.

A experiência foi marcada por momentos de aprendizado, diversão e emoção. Um dos destaques foi a alegria de Maria Laura Gomes, de 12 anos, ao conhecer o projeto. Frequentadora do SCFV desde 2025, ela compartilhou o sonho de se tornar bióloga marinha, demonstrando como iniciativas como essa podem despertar interesses, fortalecer sonhos e abrir novas perspectivas de futuro.

“Eu achei a visita muito legal e fiquei muito feliz de conhecer as tartarugas de perto. Aprendi muitas coisas sobre o mar e sobre como cuidar dos animais. Esse passeio me deixou ainda mais animada com o meu sonho de ser bióloga marinha”, contou a jovem.

Após a visita ao Projeto Tamar, o grupo também conheceu a praia da Barra da Lagoa, onde pôde colocar em prática os aprendizados sobre o cuidado com a natureza, reforçando atitudes de respeito, responsabilidade ambiental e preservação dos espaços coletivos.

Segundo a coordenadora do CRAS Limeira, Flávia Arruda, para muitas crianças e adolescentes essa foi a primeira oportunidade de participar de um passeio desse tipo, ampliando horizontes e despertando novas perspectivas. Ela destaca ainda que toda a ação foi planejada com cuidado, carinho e responsabilidade, garantindo uma experiência segura e acolhedora aos participantes.

A educadora Rita dos Santos, que acompanhou o grupo, também comentou a importância deste momento de aprendizagem. “É muito satisfatório ver o brilho nos olhos de cada um. Para muitos, foi a primeira vez que viram uma tartaruga marinha. A alegria estava nos gestos, nos sorrisos e na curiosidade. Ver nossas crianças e adolescentes explorando novos conhecimentos sobre a fauna marinha foi extremamente gratificante”, afirmou.

Publicidade
WhatsApp chat