Evento reuniu autoridades, empresários e parceiros na Sociedade Esportiva Bandeirante
O Sindicato do Comércio Varejista e Atacadista de Brusque, Botuverá e Guabiruba (Sindilojas) comemorou seus 59 anos de fundação em solenidade realizada na noite desta terça-feira, 3 de fevereiro de 2026, na Sociedade Esportiva Bandeirante, em Brusque. O evento reuniu autoridades, empresários, representantes de entidades e convidados.

A programação contou com uma palestra do empresário Juliano Schumacher, da Guabifios, que abordou temas relacionados ao empreendedorismo e à gestão empresarial. Na sequência, foi realizada a entrega do Troféu Herbert José Schlindwein, Prêmio Mérito Empreendedor do Sindilojas, concedido nesta edição ao empresário Eleutério Graf.

Criado em 2024, o troféu homenageia um dos fundadores da entidade e tem como objetivo reconhecer empresários associados que contribuíram de forma relevante para o desenvolvimento do comércio e da comunidade regional.
Reconhecimento ao associativismo
Em seu discurso, o presidente do Sindilojas, Marcelo Gevaerd, que encerra seu mandato nesta quarta-feira, 4 de fevereiro de 2026, agradeceu o apoio recebido ao longo dos 12 anos à frente da entidade e destacou a importância do associativismo.
“Este evento simboliza a força do associativismo, a resiliência dos empresários e a capacidade do setor de se reinventar diante dos desafios. Sou grato a todas as diretorias, às entidades parceiras, ao poder público e à imprensa pelo apoio durante esse período”, afirmou.

Marcelo Gevaerd será sucedido por Fernando Walendowsky, cuja posse oficial está marcada para o dia 23 de fevereiro.
Presenças e manifestações
O prefeito de Brusque, André Vechi, destacou a relevância do Sindilojas para o comércio local e regional. Já o prefeito de Guabiruba, Valmir Zirke, parabenizou a entidade pelos 59 anos de atuação e ressaltou sua contribuição para o desenvolvimento econômico dos municípios atendidos.
O empresário Luciano Hang, proprietário da Havan, também participou da solenidade e destacou o papel ampliado da entidade. “Hoje o Sindilojas vai além das discussões trabalhistas e ajuda a pautar temas importantes para a cidade”, afirmou.

Em um momento de grande emoção Luciano agradeceu ao palestrante, por te lhe dado a primeira oportunidade, de trabalho.
Encerrando as manifestações, o presidente da Fecomércio SC, Hélio Dagnoni, ressaltou o histórico do sindicato. “O Sindilojas sempre foi um celeiro de grandes dirigentes e, principalmente, de grandes empresários”, destacou.
Após a solenidade, os convidados participaram de um jantar comemorativo, encerrando a programação festiva.
Acompanhe o áudio com as entrevistas repercutido no Jornal da Diplomata desta quarta-feira, 04 de fevereiro.



