27.5 C
Brusque
quarta-feira, fevereiro 18, 2026
InícioNotíciasGeralEm menos de uma hora, chuva atinge 32,7% do volume previsto para...

Em menos de uma hora, chuva atinge 32,7% do volume previsto para todo fevereiro

Data:

Publicidade

Barni Garden Center

Em decorrência da forte chuva que atingiu o município nesta terça-feira (17), a Defesa Civil de Brusque atendeu 12 chamados até a publicação do boletim (17/02, às 19h30). A maior parte das ocorrências está relacionada a alagamentos em vias urbanas, registrados em ruas como a Avenida Dom Joaquim, Rua Alberto Klabunde e Rua Luiz Morelli, entre outros pontos da cidade.

A precipitação foi provocada pela atuação de um sistema de baixa pressão, associado ao calor e à alta umidade, que resultou em grande volume de chuva em curto período. O município registrou o maior acumulado da região. O bairro Dom Joaquim concentrou o maior volume, com 62,6 milímetros em apenas 50 minutos, o equivalente a 32,7% da média esperada para todo o mês de fevereiro.

Também foram registradas duas quedas de árvores nos bairros Centro II e São Pedro, além de uma queda de muro e um deslizamento de terra no bairro Dom Joaquim. Houve ainda rompimento de tubulação no bairro Souza Cruz e risco de queda de árvores nos bairros Azambuja, Cedro Grande e Souza Cruz. Apesar das ocorrências, não houve registro de pessoas desalojadas ou desabrigadas.

A chuva foi mal distribuída e concentrada em curto espaço de tempo. Nas últimas seis horas, o acumulado chegou a 63,4 milímetros, o mesmo volume registrado em 24 horas. Em municípios da região, os volumes foram menores: Vidal Ramos registrou 3,9 milímetros; Botuverá, 1,3 milímetro; e Guabiruba, 32 milímetros no mesmo período de 24 horas.

O nível do Rio Itajaí-Mirim permanece dentro da normalidade, assim como nas cidades vizinhas da região, sem risco imediato de transbordamento.


Texto/fotos: SECOM – Prefeitura de Brusque/Defesa Civil

Publicidade
WhatsApp chat