Documento pedia informações sobre o Parque Municipal e foi considerado excessivo por parlamentares da base
A rejeição de um requerimento que solicitava à Prefeitura de Guabiruba informações e documentos sobre a existência e o funcionamento do Parque Municipal Vereador Érico Vicentini voltou a ser tema de debate na Câmara de Vereadores nesta terça-feira, 7 de abril de 2026.
A reportagem da Rádio Diplomata, único veículo a acompanhar presencialmente todas as sessões do Legislativo municipal, tem seguido os desdobramentos do caso.
O requerimento foi rejeitado no dia 17 de março por cinco votos a quatro. Votaram favoravelmente os vereadores da oposição Duda Schweigert (MDB), Freddy Nagel (MDB), Justavo Silva (Podemos) e Osmar Vicentini Filho (PL), autores do documento. Já os vereadores Alexandre Felipe Pereira (PP), Anderson Cavichioli (PP), Diego Veneruchi (PSD), Carlos Henrique Grafe (PSD) e Jair Kohler (PP) votaram contra.
O assunto voltou à pauta após o vereador Anderson Cavichioli publicar, no dia 25, um vídeo em suas redes sociais afirmando apresentar “a verdade que ninguém te contou ainda sobre o requerimento”. Na publicação, ele classificou o documento como excessivo, argumentando que alguns pedidos não seriam necessários.
No vídeo, que teve grande repercussão, o parlamentar detalha pontos do requerimento e afirma, por exemplo, que o parque não precisaria de algumas das licenças solicitadas. Ele também apontou falhas na elaboração do documento.
Na semana anterior, a Câmara realizou uma sessão itinerante no bairro Aymoré, o que adiou a manifestação dos vereadores sobre o tema na tribuna, retomada apenas nesta terça-feira.
Ao final da sessão, a equipe da Rádio Diplomata conversou com vereadores sobre o assunto.
O vereador Justavo Silva criticou a postura do colega, e lamentou que as explicações e esclarecimento, requerido tenham vindo de um membro do legislativo e não do executivo.
Enquanto o presidente da Câmara, Alexandre Felipe Pereira, afirmou que o tema já foi debatido e rejeitado pela maioria dos parlamentares. Segundo ele, a oposição estaria utilizando o assunto para “politicagem”.
Já o vereador Freddy Nagel reconheceu que o requerimento poderia conter pontos excessivos, mas defendeu a iniciativa como forma de garantir transparência.
“Por mais que o requerimento possa ter sido excessivo, não podemos pecar pela omissão. Havia pontos que precisariam ser respondidos. Ninguém é contra o parque. Eu digo para o prefeito que daqui a 50 anos ele vai ter um busto lá. Mas queremos as respostas, não é politicagem. Não queremos fechar o parque, é uma dádiva para a cidade”, declarou.
O tema segue gerando debate entre os parlamentares e repercussão no meio político local.

