O último réu do chamado Caso “Viúva Negra”, Jeferson Alves, conhecido como “Cuky”, foi absolvido pelo Tribunal do Júri da acusação de homicídio, mas condenado pelo crime de ocultação de cadáver. O julgamento ocorreu nesta sexta-feira, 17.
De acordo com a decisão dos jurados, ficou comprovada a participação de Jeferson na ocultação do corpo do empresário Edinei da Maia. Por esse crime, ele foi condenado a um ano e oito meses de reclusão, em regime semiaberto, além do pagamento de multa. A sentença também considerou o período em que o réu já esteve preso.
Crime aconteceu em 2024
O caso teve grande repercussão na região desde fevereiro de 2024, quando o empresário Edinei da Maia desapareceu após sair de casa informando que iria até um cemitério, no município de Vidal Ramos, para realizar um orçamento de túmulo.
No entanto, conforme apurado pelas investigações, ele foi vítima de uma emboscada, sendo sequestrado, assassinado e posteriormente enterrado em uma área de mata.
O corpo da vítima só foi localizado meses depois, no dia 15 de junho de 2024, já em avançado estado de decomposição.
Participação do réu
Segundo a investigação, Jeferson Alves teve participação direta na ocultação do cadáver. Ele teria ajudado a cavar a cova onde o corpo foi enterrado e tinha conhecimento de toda a ação criminosa, aderindo à conduta dos demais envolvidos, que tiveram atuação mais direta no homicídio.
Apesar disso, o júri entendeu que não havia provas suficientes para condená-lo pela morte do empresário, resultando na absolvição quanto à acusação de homicídio.
Julgamento foi adiado por recurso
O julgamento de Jeferson ocorreu posteriormente ao dos demais envolvidos no caso. Isso porque a defesa apresentou recurso ao Tribunal de Justiça, que acabou sendo rejeitado, permitindo a realização do júri apenas agora.
Outros envolvidos já foram condenados
Nos julgamentos anteriores, outros seis envolvidos no crime já haviam sido condenados pelo Tribunal do Júri.
No primeiro julgamento, foram condenados:
- Júlio Cezar Durgo Sothe: 27 anos de prisão
- Kauê Hans Becker: 26 anos
- Robson de Amorim: 27 anos
Já no segundo julgamento, as condenações foram:
- Elisa Zierke dos Passos, esposa de Edinei à época: 37 anos
- Jean Carlos Hang: 28 anos
- Patrick William Schlichting: 35 anos
Caso segue como um dos mais marcantes da região
O Caso “Viúva Negra” ganhou notoriedade pela forma como o crime foi planejado e executado, envolvendo múltiplos participantes e motivação ainda cercada de detalhes investigativos.
Com o julgamento de Jeferson Alves, a fase de júri popular do caso chega ao fim, consolidando as responsabilidades penais dos envolvidos conforme o entendimento da Justiç

