Competição nacional acontece nos dias 13 e 14 de junho e reunirá alguns dos principais atletas do país em circuito montado na Beira Rio
Brusque será palco de um dos principais eventos do calendário nacional do ciclismo adaptado. Nos dias 13 e 14 de junho, a cidade recebe a Copa Brasil de Paraciclismo 2026 by Volta SC, competição que abre oficialmente a temporada brasileira da modalidade e promete reunir atletas de destaque de diversas regiões do país.
As provas serão válidas para o ranking da Confederação Brasileira de Ciclismo e também da União Ciclística Internacional, reforçando o alto nível técnico da competição e a importância do evento para o cenário nacional do paraciclismo.
Muito além da inclusão, a competição destaca a performance esportiva de alto rendimento, reunindo atletas experientes em disputas marcadas por estratégia, técnica e intensidade. O circuito fechado terá 6,8 quilômetros de extensão, montado na região do River Mall, na Beira Rio, proporcionando estrutura adequada e segurança para os competidores.
O evento integra o Movimento Volta SC, iniciativa que busca fomentar o ciclismo em todas as suas formas, incentivando a prática esportiva, a inclusão e o desenvolvimento da modalidade em Santa Catarina.
A programação contará com provas de resistência no sábado (13) e disputas de contrarrelógio no domingo (14), envolvendo diferentes categorias do paraciclismo nacional, tanto no masculino quanto no feminino. Estão previstas disputas nas categorias Ciclismo C1 a C5, Handbike H1 a H5, Triciclo T1 e T2 e Tandem.
A expectativa é de grande participação de atletas, equipes e público, consolidando Brusque como referência na realização de grandes eventos esportivos e fortalecendo o movimento do ciclismo em Santa Catarina.
O atleta brusquense José Ricardo Lana que irá competir na categoria C2, nas provas de contrarrelógio e prova de resistência, comentou sobre a importância de competir em casa.
“Competir em casa tem um significado muito especial para mim. Poder representar Brusque em uma etapa tão importante do calendário nacional, diante da nossa torcida, da minha família e dos amigos, é algo que traz ainda mais motivação.Tenho certeza de que será um grande evento para o paraciclismo brasileiro e também uma oportunidade de mostrar a força do esporte em nossa cidade”.
O superintendente da Fundação Municipal de Esportes de Brusque, Luiz Paulo de Souza e Silva, também comentou a importância da competição para o município.
